Orzil News
Brasília, April 18, 2024 11:24 PM

CGU disponibiliza pesquisa eletrônica sobre Lei de Conflito de Interesses

Publicado em: 01/09/2015 12:09 | Atualizado em: 01/09/2015 13:09

O NEWS PNG
CGU disponibiliza pesquisa eletrônica sobre Lei de Conflito de Interesses

Transparência e Prevenção da Corrupção

Órgãos e entidades do Poder Executivo Federal devem responder questionário até 25 de setembro
Publicado: 27/08/2015 11h50

Participe da pesquisa sobre a implementação da Lei de Conflito de Interesses
A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibiliza, até 25 de setembro,pesquisa eletrônica para órgãos e entidades do Poder Executivo Federal sobre a Lei de Conflito de Interesses (LCI – Lei nº 12.813/2013). Os dados coletados serão utilizados para acompanhamento da divulgação da lei.

A ação, realizada por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), faz parte do plano de monitoramento da implementação da LCI. Assim, é responsabilidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal a disseminação da informação, permitindo aos servidores o pleno exercício da Lei.

O monitoramento da CGU oferece aos gestores quatro perspectivas: visão global da política, evolução do órgão, alertas para situações críticas e boas práticas. A Controladoria acompanha 245 órgãos e entidades.

Os servidores podem acessar o Sistema de Prevenção de Conflito de Interesses (SeCI), ferramenta criada pela CGU, para consultas e questionamentos sobre o exercício de atividade privada. Já foram feitas, até o momento, 1.200 consultas no sistema.

Lei de Conflito de Interesses

A Lei nº 12.813, também conhecida como Lei de Conflito de Interesses, entrou em vigor em 1º de julho de 2013 e define as situações que configuram esse tipo de conflito durante e após o exercício de cargo ou emprego no Poder Executivo Federal. Também estabelece formas do agente público se prevenir da ocorrência do conflito de interesses, assim como punição severa àquele que se encontrar em alguma dessas situações.

AGENDA OUTUBRO 2015