Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:21 AM

GOVERNO ATUALIZA SIAFI

Publicado em: 27/01/2015 13:01 | Atualizado em: 13/09/2016 13:09

GOVERNO ATUALIZA SIAFI PARA MELHORAR MONITORAMENTO E CONTROLE DE GASTOS

Futuramente, Tesouro Gerencial unificará todos os atuais sistemas de informação

26/01/2015

Com o objetivo de monitorar e controlar mais efetivamente o processo e a qualidade do gasto público, já nesse ano, o governo federal modificou e atualizou o módulo contábil do seu Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI-Gerencial).

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse no início do mês, em seu discurso de posse, que a implantação de novos módulos no SIAFI Gerencial permitirá maior rigor na verificação do pagamento dos serviços contratados e de contas diversas apresentadas ao Tesouro Nacional.

A partir do exercício de 2015, a União adotou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Para implantação do PCASP, todo o módulo contábil do SIAFI foi alterado de modo a contemplar as normas e procedimentos do Manual de Contabilidade do Setor Público (MCASP), criado pelo Tesouro Nacional e válido para todos os entes da Federação.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a adoção do PCASP/MCASP permitirá a produção de informações patrimoniais de maior qualidade, dissociadas das informações orçamentárias.

Será possível reconhecer bens, direitos, obrigações, receitas e despesas pelo regime de competência, como recomendam as melhores práticas internacionais, o que permitirá uma melhor avaliação do patrimônio da União, com o registro dos créditos tributários a receber, depreciação de bens, entre outros.

Tesouro Gerencial – Ainda com o foco no controle e melhoria da qualidade dos gastos públicos, o governo federal está desenvolvendo o Tesouro Gerencial, sistema de informações baseado numa plataforma de Business Intelligence, que substituirá o SIAFI Gerencial e unificará todos os sistemas de informações que utilizam dados do SIAFI no Tesouro Nacional

Entre as possibilidades que se abrem com o Tesouro Gerencial, explica a STN, está a construção de painéis de indicadores com atualização diária e automática e visualização por meio de dispositivos móveis, elaboração de relatórios interativos com entrega programada e simplificação da produção de séries históricas. O novo sistema ampliará expressivamente o universo de informações disponíveis para os usuários em relação ao SIAFI Gerencial.

A STN cita ainda o Sistema de Informações de Custos (SIC), que busca apurar custos dos programas e unidades governamentais, a partir das informações financeiras do SIAFI e das informações físicas de outros sistemas estruturantes do Governo Federal. O SIC será incorporado à plataforma do Tesouro Gerencial, o que permitirá ganhos de escala e de performance. Por fim, o Tesouro Gerencial possuirá um módulo de consultas públicas às informações do SIAFI, aberto a qualquer usuário da Internet.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Fazenda
NOVO EMAIL: [email protected]
Telefones: (61) 3412.2545 ou (61) 3412.2547

NOVO SIAFI E CPR

Curso operacional com ênfase no Sistema Integrado de Administração Orçamentária e Financeira do Governo Federal – Novo SIAFI e no módulo Contas a Pagar e Receber – Novo CPR. Inclui os principais documentos hábeis, principais regularizações contábeis e suprimento de fundos.
11 e 12 de maio de 2015 / Brasília – DF (1ª Turma)
Apresentação
No site da Secretaria do Tesouro Nacional – STN encontram-se informações completas sobre o SIAFI, esse eficiente e poderoso instrumento de execução orçamentária e financeira do Governo Federal, que revolucionou a administração pública brasileira: sua história, objetivos, vantagens, operacionalização, estrutura, plano de contas, o projeto do Novo SIAFI.
Nesta apresentação, citamos os excertos abaixo, que expressam sua dimensão universal e atualidade tecnológica e de gestão.
“O SIAFI, como sistema computacional, foi implantado em 1987, tornando-se, desde então, importante instrumento para o acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil do Governo Federal, se configurando, atualmente, no maior e mais abrangente instrumento de administração das finanças públicas, dentre os seus congêneres conhecidos no mundo.”
“A performance do SIAFI tem despertado a atenção e o interesse de organismos internacionais e de vários países da Europa e América Latina, que tem enviado, frequentemente, suas delegações à Secretaria do Tesouro Nacional – STN, com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada e absorver a experiência adquirida, visando a implantação de sistema similar nos seus países de origem.”
“O Projeto Novo SIAFI tem como objetivo promover a reconstrução e a migração gradual do antigo Sistema para uma plataforma tecnológica mais moderna, flexível e econômica, permitindo evoluções que venham a contribuir para a transparência e a eficiência na gestão orçamentária e financeira.
Desde 02 de janeiro de 2012 está no ar a versão e a aplicação consiste no primeiro produto do projeto Novo SIAFI, que está estruturado em fases e prevê a convivência do SIAFI Operacional e do novo SIAFI. As funcionalidades serão migradas gradualmente para a versão web do sistema, até que o SIAFI Operacional seja totalmente descontinuado.
A primeira versão contempla o módulo CPR – Contas a Pagar e Receber. A partir da entrada em produção, o usuário SIAFI passará a fazer todos os registros relacionados ao CPR no novo SIAFI, destacando-se pagamentos (normais e suprimentos de fundos), reclassificação de despesa, estorno de despesas após recebimento de GRU, registros patrimoniais, entre outros.
Além da migração gradual do sistema, o projeto prevê ainda adequar os sistemas do complexo SIAFI aos padrões de interoperabilidade do Governo Federal (e-ping), promovendo interface única para integração entre sistemas e layout padronizado para as extrações de arquivos e submissão batch.”
Fonte: STN/MF
Objetivos
Capacitar profissionais para atuar na operacionalização da execução orçamentária, financeira e patrimonial do novo SIAFI e CPR, assegurando maior eficiência e eficácia à Administração Pública.
Propiciar, ainda, conhecimento prático e objetivo para capacitar o usuário nas rotinas de empenho, liquidação e pagamento; na operacionalização de suprimento de fundos; e nas rotinas de regularizações contábeis.
Metodologia
A metodologia do curso consiste na demonstração operacional  e funcional do SIAFI, organizada e sistematizada conforme rotina e procedimentos efetivos do Sistema. Tal demonstração operacional será disponibilizada no computador, um para cada participante, visando à facilitação do aprendizado e da integração do grupo.
Não se trata de preencher quadros e tabelas, apenas, mas de formular função bi-unívoca entre, de um lado, o conjunto dos dispositivos legais que regem a matéria; e, de outro, o conjunto das funcionalidades do Sistema.
OBS.: É indispensável que usuário possua senha de acesso ao Portal Rede Serpro e ao Siafi Educacional.
Público Alvo
O Curso é destinado a profissionais que exerçam atividades técnicas de execução orçamentária, financeira, patrimonial, contábil ou áreas afins que atuam direta ou indiretamente com o SIAFI.
Programação
I – Noções Gerais
– História do SIAFI
– Noções básicas sobre o SIAFI operacional (“tela preta”):  estrutura do sistema, consultas e o módulo de Comunicação entre os usuários;
– Principais transações
– Noções básicas sobre a execução orçamentária e financeira: documentos, situações e empenho.
II – Novo Siafi
 
– Noções Básicas de Novo Siafi (apresentação da estrutura e das principais transações – INCDH, CONDH, GERCOMP, DEMCOMP)
– Módulo de Comunica
– Liquidação no novo SIAFI (documentos sem e com dedução/encargo)
– Pagamentos
III – Suprimento de Fundos
– Legislação
– Cartão Corporativo
– Conta Tipo “B”
– Empenho
– Liquidação
– Pagamento
– Reclassificação
– Devolução de Saldo não Utilizado
– Baixa de OB de Saque

IV – Regularizações Contábeis no Novo Siafi
– OB’s canceladas (Conta: 212630000)
– Recebimento de GRU (Conta: 212610000)
– Reclassificação de despesa
Palestrantes
Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba+
Kit Especial
O valor da inscrição inclui:
– Livro: “Convênios Públicos – A Nova Legislação” 3ª Edição 2014.
– Pen drive (mais de 1.500 arquivos) com material bibliográfico complementar (livros, manuais, cartilhas, guias, relatórios, revistas, tutoriais, modelos e publicações da administração pública federal, estadual e municipal, e privada sem fins lucrativos) relacionados a: convênios e instrumentos congêneres, captação, projetos, emendas, consórcios, licitações e contratos, prestação de contas, obras públicas, fiscalização e auditoria, contabilidade e orçamento, redação oficial. gestão de pessoas, conflito de interesses, período eleitoral, legislação, SICONV, MTO, SIAFI, CAUC, PAC, LRF, PPA, LOA, LDO, TCE, PAD etc.
– Kit ecológico (garrafinha, crachá ambiental, lixeirinha para carro, lápis eco, post-it, apostilas recicláveis e eletrônicas, certificado de participação).
– Bolsa executiva exclusiva com material de apoio completo (caderno de anotações, régua calculadora, estojo etc).
– Estrutura: estacionamento privativo e coberto (agilidade e segurança) e auditório localizado na área central de Brasília (conforto e qualidade).
– Alimentação: dois coffee breaks por dia e almoço com buffet todos os dias (saúde e bem-estar).
Investimento
Curso de 2 dias: R$ 2.480,00
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento/ Boleto Bancário e Cartão de Crédito (12 vezes sem juros) pelo Pag Seguro.

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Grupo Orzil
Orzil – Cursos e Eventos Ltda.
CNPJ: 08.942.423/0001-32
Inscrição Estadual: 07.489.772/001-07
Endereço: SRTVS, Q.701, Bloco “O”, Sala 601, Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul
CEP: 70.340-000, Brasília – DF

Local / Carga Horária
– Data: 11 e 12 de maio de 2015 / Brasília – DF (1ª Turma)
– Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (Intervalo para o coffee break: 10h e 16h, Almoço: 12h)
– Carga horária: 16h
– Locais Previstos:
Os auditórios da Orzil situam-se na área central de Brasília, ao lado do Setor Hoteleiro Sul e a poucos minutos dos ministérios e do Congresso Nacional. Para maior agilidade e segurança disponibilizamos aos clientes Orzil estacionamento privativo e coberto.
Mapa do local e hotéis parceiros também estão disponíveis no site.
1. Auditório Master – Torre Shopping Pátio Brasil
Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 07, Bloco A, Sala 510, Bairro: Asa Sul, Brasília – DF Mapa+
2. Auditório Executivo – Edifício Novo Centro Multiempresarial (Mesmo local do escritório Orzil)
Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Sala 336, Bairro: Asa Sul ,  Brasília – DF  Mapa+
3. Centro de Convenções – Edifício Novo Centro Multiempresarial (Mesmo local do escritório Orzil)
Setor de Rádio e TV Sul – SRTVS, Quadra 701, Bloco O,  Bairro: Asa Sul,  Brasília – DF Mapa+
Dados da Empresa
Obs: temos outras informações, documentação e fundamentações para ajudar a instruir seu processo de dispensa e inexigibilidade.
Orzil Cursos e Eventos Ltda
Central de Atendimento: (61) 3039-7707
Ramal 21: editora/financeiro
Ramal 23: cursos
Ramal 24: fax
Portal: www.orzil.org