Orzil News
Brasília, April 20, 2024 5:28 AM

Lançado novo Portal de Convênios do Governo Federal

Publicado em: 10/04/2015 11:04 | Atualizado em: 10/04/2015 11:04

Lançado novo Portal de Convênios do Governo Federal

Mais moderna, página promete facilitar convênios e transferências voluntárias

Está no ar o novo Portal de Convênios do Governo Federal. A página apresenta o Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), assim como informações sobre legislação, manuais, perguntas frequentes, comunicados, diretrizes da comissão gestora, entre outras. O portal foi oficialmente lançado durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, na noite desta quarta-feira (8), em Brasília.


Foto: Francisca Maranhão/Divulgação/Ascom/MP

A página é um dos principais instrumentos de gestão do Governo Federal. Apenas no mês de março desse ano, foram 241 mil acessos. Em 2014, R$ 45 bilhões em propostas foram inseridas no sistema. Entre as novidades do novo portal, destaca-se a possibilidade de localizar qualquer informação, ainda que ela esteja em documento PDF. O portal também ficou mais intuitivo e com maior acessibilidade. É possível, por exemplo, fazer um filtro de informações por perfil, ou seja, por organizações da sociedade civil, estados, municípios e União.

Até julho, o Siconv também contemplará as exigências do marco regulatório das organizações da sociedade civil, implementadas pela Lei n° 13.019, de 31 de julho de 2014. “É muito importante que esta nova ferramenta reflita um esforço de desburocratização e contemple perfis diferentes conforme o público, pois sabemos que, para as organizações da sociedade civil, a linguagem do governo é de difícil acesso”, relatou a assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, Laís Lopes Figueiredo.

Assista o vídeo:

 Fonte: planejamento.gov.br

  • Operacionalização do SICONV ( I )
    Fase inicial (celebração do convênio): credenciar, cadastrar, gestão de usuários e perfis, divulgação de programas, cadastro de proposta e plano de trabalho, termo de referência/projeto básico, envio de propostas e acompanhamento de análise e gerar convênio.
    27 e 28 de abril de 2015 / Brasília – DF (2ª Turma)

    Vídeo 

    Confirmado
  • Operacionalização do SICONV ( II )
    Fases intermediária e final (execução e prestação de contas): licitações e contratos, registro de ingresso de recursos, relatório de execução, ajuste do plano de trabalho, termo aditivo e gerar prestação de contas.
    29 e 30 de abril de 2015 / Brasília – DF (2ª Turma)

    Vídeo 

  • Operacionalização do SICONV ( IV )
    Curso Avançado e Dinâmico com foco nas atualizações mais recentes do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Siconv. Inclui oficina de trabalho: dúvidas específicas, perguntas e respostas mais frequentes.
    13, 14 e 15 de maio de 2015 / Brasília – DF (2ª Turma)

    Vídeo 

    Confirmado