Orzil News
Brasília, April 19, 2024 1:44 AM

Senado aprova MP que adia regras para convênios

Publicado em: 26/02/2015 12:02

Senado aprova MP que adia regras para convênios públicos com ONGs

Marco regulatório exige 3 anos de atuação para ONG receber do governo.
Lei foi sancionada por Dilma, mas governo alegou ‘insuficiência’ de prazo.

Lucas SalomãoDo G1, em Brasília

A lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 31 de julho deveria entrar em vigor a partir de outubro de 2014. Defendido pelas próprias organizações do terceiro setor como uma maneira de moralizar o segmento, o texto final do marco foi publicado na edição do “Diário Oficial da União” de 1º de agosto.

A nova legislação determina que as ONGs participem de um processo seletivo, por meio de chamada pública, para firmar contratos com a administração pública, seja da esfera federal, estadual, municipal ou distrital.

As organizações não-governamentais também terão de cumprir uma série de requisitos para firmar essas parcerias, entre as quais ter, no mínimo, três anos de existência, experiência prévia na área e comprovar capacidade técnica e operacional para desenvolver as atividades.

Na medida aprovada nesta quarta, e enviada ao Congresso Nacional pelo Planalto, o governo não justifica os motivos pelos quais optou por prorrogar o prazo. No Senado, a MP foi relatada pela senadora petista Gleise Hoffmann (PR).

Em outubro, porém, a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pela interlocução do governo com os movimentos sociais, divulgou nota afirmando ter consultados entidades públicas e representantes da sociedade, que alegaram “insuficiência” em atender ao prazo inicial estipulado para a entrada em vigor da lei.