Consultoria


CONSULTORIA

.

O objetivo principal da consultoria é avaliar o controle das ações da própria instituição, com vistas a mitigar riscos e contribuir para que os objetivos propostos nos convênios celebrados sejam realizados com eficiência, eficácia e efetividade, evitando assim a inadimplência do convenente, bem como a instauração de Tomada Contas Especial – TCE.

Nesse sentido, toda a sistemática de controle proposta pela consultoria se torna aliada do gestor, pois, devidamente internalizada, possibilita ao órgão ou instituição o desempenho das atribuições de gestão integrada: mapear problemas e processos (gestão administrativa/institucional), evitar erros e fraudes (legalidade), eliminar desperdícios (eficiência), alcançar resultados dos programas (eficácia) e atingir metas de governo (efetividade).

A proposta de consultoria se desenvolve a partir de contato inicial do cliente (formulário abaixo), em que expõe sua realidade e disponibiliza informações suficientes para que, numa avaliação preliminar, nossos consultores possam compreender os objetivos que a instituição se propõe alcançar e, logo após, de forma conjunta, será desenvolvido plano estratégico para o alcance dos objetivos.

 

Especificação dos Serviços:

 

SERVIÇO Nº 1 – Credenciamento e Cadastramento no SICONV

Orientação quanto à documentação e às informações exigidas para o credenciamento e cadastramento de entidades privadas sem fins lucrativos, órgãos públicos (administração direta e indireta) e consórcios públicos, bem como ao preenchimento de tais informações no SICONV, que perfaz a fase de credenciamento: dados institucionais, dirigentes, declarações, termo de posse, certidões, estatuto social e quadro de dirigentes. Quanto ao cadastramento, a consultoria consiste na formalização processual do ato e no auxílio à interlocução junto à unidade cadastradora, bem como na orientação quanto aos procedimentos para a manutenção do cadastro.


SERVIÇO Nº 2 – Gestão do SICONV na Estrutura Administrativa do Órgão 

Organização da estrutura administrativa do órgão ou entidade para gerir e internalizar a tecnologia e a funcionalidade do SICONV, bem como mapeamento de perfis entre os recursos humanos disponíveis, uma vez que o sistema demanda horizontalidade funcional entre os profissionais que gerenciam as transferências voluntárias e tem, na complexidade do seu fluxo, funcionalidades e requisitos intrinsecamente interligados, o que pressupõe cuidado maior na dicotomia entre o planejamento e a execução, bem como detecta, com muito mais propriedade, qualquer desvio quanto ao princípio da segregação de função.


SERVIÇO Nº 3 – Elaboração e Inclusão de Projetos no SICONV 

Mapeamento de problema, conforme demanda e atuação do órgão ou instituição, com análise de causas e consequências; detecção e mapeamento de indicadores de problema; definição de público-alvo; detalhamento de atores necessários para a resolução do problema; detecção de convergência de interesses, considerando o problema e a política pública federal; constituição de objetivos gerais e específicos; constituição de indicadores de resultado – pautados em eficácia, eficiência e efetividade; detalhamento de metas e etapas; programação de desembolso; constituição de plano de aplicação detalhado, compreendendo também a parte tributária; elaboração de documentação complementar e termos de referência necessários, conforme o plano de aplicação.

Todo o processo de elaboração do projeto estará diretamente focado nas ferramentas e nas funcionalidades do SICONV, bem como estará respaldado em todos os requisitos normativos, visando, predominantemente, o alto desempenho do projeto nas fases de execução e de prestação de contas.

Destaca-se que a consultoria não atua na busca de fontes financiadoras de projetos mediante transferências voluntárias, devendo o contratante indicar o setor e órgão que financiará o projeto. A consultoria também não abrange a elaboração de projetos básicos, referentes às obras e serviços técnicos de engenharia.


SERVIÇO Nº 4 – Inclusão da Execução e da Prestação de Contas no SICONV 

Orientação, organização e auxílio na inclusão de dados referentes a licitações, contratos, documentos de liquidação e pagamentos, considerando os tributos incidentes nas aquisições e/ou contratações realizadas no âmbito do instrumento de transferência voluntária em fase de execução, com respaldo na programação estabelecida no cronograma físico e orçamentário. Organização e auxílio quanto às informações das movimentações financeiras da conta específica e, quanto aos créditos, organização da elaboração dos relatórios referentes ao ingresso de recursos. Orientação quanto à produção dos relatórios de execução e demais relatórios necessários em decorrência de ausência de funcionalidades no sistema. Avaliação e inclusão de ajustes de planos de trabalho e termo aditivo, com definição dos objetos de alteração e suas respectivas justificativas.


SERVIÇO Nº 5 – Apoio e Assessoria nos Órgãos Federais

Assessoria institucional junto aos órgãos federais descentralizadores de transferências voluntárias, para acompanhamento técnico dos projetos, atendimento de demandas, cumprimento de requisitos, reuniões técnicas e sugestões para a resolução de pendências em conjunto com o cliente.


SERVIÇO Nº 6 – Respostas a Diligências e Notificações dos Órgãos de Controle 

Sugestões de respostas objetivas a diligências e notificações relativas a falhas detectadas no processo de execução e prestação de contas de convênios, com foco na transparência, com objetivo de mitigar riscos de devolução de recursos a União.


Informações Importantes:
CONSULTORIA-RODAPE
1 – A Orzil Consultoria destaca-se pelo respeito à especificidade de cada instituição. O trabalho é focado nos objetivos definidos em conjunto com o cliente.

2 – A Orzil assessora a contratante com relatórios e respostas a consultas formuladas, cabendo à instituição contratante formalizar o documento final a ser apresentado ao concedente.

3 – Esclarecemos que a proposta a ser apresentada não inclui despesas de hotéis e passagens dos técnicos da Orzil Consultoria. Todas as despesas serão pagas antecipadamente pelo contratante.

4 – Torna-se necessária a apresentação do plano de trabalho e seus anexos e/ou detalhamento das atividades a serem realizadas pela Orzil para que possamos enviar a proposta de investimento.

5 – O valor do investimento a ser apresentado refere-se a hora técnica de consultor (hora/consultoria), por unidade de fornecimento. Caso haja necessidade de prorrogação de prazo, deverá ser efetivado termo aditivo ao contrato.

6 – O pagamento poderá ser efetivado mediante: depósito bancário, boleto, nota de empenho ou autorização de fornecimento devidamente assinada pelo ordenador de despesa.

7 – O prazo de validade da proposta é de 30 (trinta) dias úteis a contar da data de entrega/envio.

8 – O cumprimento do prazo contratual dependerá da disponibilidade dos documentos fiscais e administrativos a serem apresentados pela contratante. A Orzil não se responsabiliza pelo atraso dos serviços caso não seja apresentada em tempo hábil a documentação solicitada.


Social

Receba Informativos

Facebook

central de atendimento
whatsapp