As Contas Anuais na visão do Tribunal de Contas da União - TCU, Nova IN nº 84/2020 e Decisão Normativa

09 a 11 de setembro de 2020 (9 horas - 14h00 às 17h00)
Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online.Treinamento atualizado e com foco na nova Instrução Normativa –TCU nº 84/2020, na sessão plenária de 22 de abril de 2020 e nova Decisão Normativa que regulamentou o processo de contas.
Vídeo

1. Apresentação

1. Apresentação

A prestação de contas é um dos deveres básicos dos administradores públicos e de todos aqueles que gerem recursos públicos. Contudo, não basta apresentar documentos a título de prestação de contas. É necessário que esses documentos, além de refletir efetivamente a utilização dos recursos públicos, contenham todos os elementos necessários e suficientes para permitir a formação de um juízo de valor a respeito dos atos praticados por quem presta contas.

Por via de consequência, é vital para o gestor público conhecer os procedimentos cuja adoção é necessária para elaborar adequada e tempestivamente uma prestação de contas.

Importa salientar que, recentemente, foi editada a Instrução Normativa 84/2020, que alterou radicalmente a sistemática de apresentação das contas anuais. De acordo com a nova regulamentação, unidades prestadoras de contas (UPC) devem publicar em seus portais na internet, ao longo do exercício, informações sobre a gestão periodicamente atualizadas.

As UPC devem divulgar seus principais objetivos, metas, resultados e, quando existentes, os indicadores de resultado e impacto, de modo a demonstrar como ela gera valor público no presente e como pretende garantir a sustentabilidade dos resultados alcançados.

No início do exercício seguinte, todas as UPC deverão disponibilizar para a sociedade, em seus portais, o relatório de gestão, os demonstrativos contábeis e os certificados de auditoria relativos ao exercício anterior.

As UPC que o TCU considerar como as mais significativas entre aquelas que constam do Balanço Geral da União (BGU), a partir de critérios como materialidade (volume de recursos geridos), risco de distorção e sensibilidade pública, terão suas contas anuais auditadas para fins de julgamento. Como consequência desse procedimento, um número menor de UPC, estimado em dez deverá formalizar um processo de prestação de contas junto ao TCU para fins de julgamento.

As demais UPC poderão ter processo de tomada de contas instaurado a qualquer tempo, com julgamento imediato, se forem comunicados pelo controle interno ou identificados diretamente pelo TCU quaisquer indícios de irregularidades que individualmente ou em conjunto sejam materialmente relevantes ou que apresentem risco de impacto relevante na gestão.

As UPC e os órgãos de controle interno deverão promover as adaptações necessárias para garantir a divulgação dos dados nos respectivos sites relativos ao exercício de 2020 até o final do presente ano.

Por fim, salientamos que a nova decisão normativa deverá ser publicada pelo TCU até o final de julho. A partir desse momento, todas as regras que devem ser observadas pelas UPC estarão disponíveis e serão analisadas neste curso.


Dessa forma, a participação neste treinamento se revela muito oportuna para todos aqueles envolvidos com esses processos.

2. Objetivos

2. Objetivos

Proporcionar aos profissionais envolvidos na elaboração e na apresentação de prestações de contas conhecimentos atualizados, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na legislação e na jurisprudência que regem a matéria.

Debater e esclarecer dúvidas sobre as informações e documentos que deverão ser divulgados pelos órgãos e entidades na internet, em especial no que concerne ao Relatório de Gestão, que deverá observa o formato de um Relato Integrado.

3. Metodologia

3. Metodologia

Treinamento 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. O Professor estará no estúdio da Orzil em Brasília e ministrará o curso em tempo real, no dia e horário definido nesta programação. A metodologia implantada na Plataforma Orzil Online permite interação entre professor e alunos com a mesma qualidade e diferencial Orzil.

4. Público Alvo

4. Público Alvo

Administradores e responsáveis da administração pública envolvidos no processo de prestação de contas anuais para fins de julgamento do TCU.

5. Programação

5. Programação

1. O Controle Externo no Brasil

      1.1. Competências do Tribunal de Contas da União

      1.2. O dever de prestar contas

2. A Instrução Normativa nº 84/2020

3.  Conceitos básicos

      3.1. Processos de contas

      3.2. Relatório de gestão

      3.3. Relato Integrado

4. Processos de contas 

      4.1. Considerações gerais

      4.2. Finalidades e princípios

      4.3. Unidades prestadoras de contas

      4.4. Conteúdo

      4.5. Forma

      4.6. Divulgação

      4.7. Prazos

      4.8. Auditoria das contas

      4.9. Certificação das contas

      4.10. O papel do controle interno

      4.11. A tomada de contas

      4.12. Finalidade e constituição 

      4.13. Julgamento

5. Considerações adicionais

6. Glossário

6. Palestrantes

6. Palestrantes

Ciente de nossa responsabilidade de levar conhecimentos confiáveis aos participantes de seus cursos, a Orzil trabalha com conteúdo programático atualizado e de reconhecida qualidade, elaborado e ministrado por gabaritada equipe de professores. Saiba+ 

7. Investimento

7. Investimento

Curso de 3 dias (9h): R$ 1.047,00

- Apostila Digital específica do treinamento.
- Review: Aulas poderão ser assistidas por até 2 dias após sua realização.
- Certificado Digital.
- Kit exclusivo Orzil.

Cursos transmitidos diretamente do Estúdio Orzil, em Brasília-DF, pela Plataforma Orzil Online*.

* O Aluno receberá, antecipadamente, senha de acesso à Plataforma para assistir as aulas e obter a certificação do treinamento. 

* É proibido a captação de som ou imagem das aulas, bem como o seu compartilhamento por qualquer meio ou mídia eletrônica. 

Formas de Pagamento: Depósito Bancário; Nota de Empenho; Ordem ou Autorização de Fornecimento; Boleto Bancário; e Cartão de Crédito (este em até 3X sem juros, pelo Pag Seguro).
Dados para Empenho+ / Dados para Pagamento+

8. Data / Carga Horária

8. Data / Carga Horária

- Data: 09 a 11 de setembro de 2020 (9 horas - 14h00 às 17h00)
- Carga horária: 9h (3 dias)

- Horário: 14h00 às 17h00  

9. Dados da Empresa

9. Dados da Empresa

Grupo Orzil

Orzil Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 21.545.863/0001-14
Inscrição Estadual: 07.704.468/001-34
Setor de Rádio e TV Sul -SRTVS, Quadra 701, Bloco O, Sala 601 (Escritório), Ed. Novo Centro Multiempresarial, Asa Sul
70340-000 Brasília – DF

Central de Atendimento: (61) 3039-7707 

Whatsapp: (61) 98240-0003 

E-mail: cursos@orzil.org

www.orzil.org

Acesse: Dados Bancários+Certidões Legais+Capacidade Técnica+Extratos de Inexigibilidade+
Obs: temos outras informações, documentação e fundamentações jurídicas para, a seu critério, instruir o processo de dispensa e inexigibilidade. Solicitações pelo e-mail: cursos@orzil.org

Siga-nos:

youtube flickr twitter facebook linkedin  instagram-e1435587361915

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil