Orzil News
Brasília, March 28, 2024 10:16 PM

08 de setembro: Dia Internacional da Alfabetização

Publicado em: 08/09/2021 17:09
Com a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a CAPES influencia diretamente na alfabetização dos brasileiros

O Dia Internacional da Alfabetização é comemorado em 08 de setembro. A data foi criada em 1967, pela agência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2021, as celebrações têm como tema Alfabetização para uma recuperação centrada nas pessoas: eliminando a exclusão digital’, com destaque para os educadores e a mudança de pedagogias.

A CAPES desenvolve um importante papel na formação de professores da educação básica. A modalidade de ensino a distância (EaD) permitiu à Fundação ter constância em suas iniciativas, mesmo durante a pandemia de COVID-19. O curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é um exemplo disso. A capacitação é realizada em parceria com a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC e três instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal.

O curso traz informações teóricas sobre alfabetização e programas de intervenção para a realidade prática em sala de aula. Com mais de  200 mil inscritos, o Curso ABC liberou, gratuitamente, dois manuais que reúnem parte do seu conteúdo: Alfabetização Baseada na Ciência: Manual do Curso ABC e ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura’. As aulas são oferecidas pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec), que dispõe, atualmente, de 50 mil novas vagas. Os interessados receberão o todo conteúdo já entregue.

Outra possibilidade oferecida aos professores é o curso Práticas de Produção de Texto. Também desenvolvido junto com a Sealf pelo modelo EaD, a formação já conta com 76,4 mil inscritos. A iniciativa tem 120 horas de duração, divididas em 12 módulos, e aborda temas como Comunicação e atuação, Interpretação de fatos: causa e efeito, Manipulação de notícias, assunto e conclusão.

Dia Internacional da Alfabetização de 2021
Conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, “a alfabetização é parte integrante da aprendizagem ao longo da vida e da educação com base no humanismo”. Segundo a Unesco, o tema desse ano foi escolhido para levar a sociedade a repensar o ensino e a aprendizagem no campo da alfabetização, no contexto pandemia e além.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/DRAZENZIGIC)

fonte: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)