Orzil News
Brasília, April 20, 2024 11:36 AM

1.320 municípios brasileiros aderem à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil

Publicado em: 29/09/2021 20:09
O Proteja foi lançado em agosto de 2021 e reúne ações para deter o avanço da obesidade em crianças
capa-421-Recuperado.jpg

– Foto: Myke Sena/MS

Aprevalência de obesidade tem aumentado de maneira epidêmica entre crianças e adolescentes nas últimas quatro décadas e, atualmente, representa um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou, em agosto, a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja). Dos 1.331 municípios elegíveis para participar da iniciativa com incentivo federal, considerando os critérios dispostos na portaria, 1.320, ou seja, 99,1% dos habilitados, finalizaram a adesão.

Para a diretora do Departamento de Promoção da Saúde da pasta, Juliana Rezende, a iniciativa é um importante passo no reconhecimento da obesidade infantil como um problema prioritário de saúde pública no Brasil. “Seguiremos compartilhando a responsabilidade interfederativa com os estados e municípios na implementação das ações”, afirma. Ela lembra que qualquer município pode implementar as ações do Proteja, mesmo que não façam parte dos beneficiados com custeio federal.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Gisele Bortolini, também comemorou a alta adesão, que poderá deixar as cidades ainda mais saudáveis para as crianças e suas famílias. “Os próximos passos incluem reuniões de apoio aos municípios para a organização e a implementação dessas ações em nível local”, explica.

Os recursos para a implementação das ações no âmbito do Proteja destinam três parcelas de R$ 31,9 milhões por ano, durante três anos, para cidades de até 30 mil habitantes que registraram, em 2019, excesso de peso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos. Confira aqui a lista de municípios participantes.

O Proteja

O programa tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, e destina R$ 90 milhões para fortalecer a implementação de ações efetivas.

De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), 7% das crianças brasileiras menores de cinco anos estão com excesso de peso e 3% estão com obesidade. Especificamente na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade. Considerando todas as crianças brasileiras menores de 10 anos, estima-se que cerca de 6,4 milhões tenham excesso de peso e 3,1 milhões tenham obesidade.

Para enfrentar esse cenário, neste ano, a campanha contra a obesidade infantil do Ministério da Saúde reforça a responsabilidade de todos em cuidar e incentivar crianças a adotar uma alimentação saudável e a praticar atividades físicas.

No Proteja, os eixos são:

• Vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do ganho excessivo de peso, diagnóstico precoce e cuidado adequado às crianças, adolescentes e gestantes, no âmbito da Atenção Primária da Saúde;
• Promoção da saúde nas escolas, para torná-las espaços que promovam o consumo de alimentos adequados e saudáveis e a prática regular de atividade física;
• Educação, comunicação e informação para promover a alimentação saudável e a prática de atividade física para toda a população brasileira, em especial as crianças;
• Formação e educação permanente dos profissionais envolvidos no cuidado às crianças;
• Articulações intersetoriais e de caráter comunitário que promovam ambientes saudáveis e apoiem a alimentação saudável e a prática de atividade física nas cidades.

Saiba mais aqui.

Laísa Queiroz
fonte Ministério da Saúde