Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:28 PM

Covid-19: artigo sugere que vitamina B12 pode auxiliar no tratamento

Publicado em: 15/07/2020 20:07 | Atualizado em: 15/07/2020 20:07

Após sofrer por anos com sintomas decorrentes da falta da vitamina, pesquisadora do Museu Goeldi decidiu estudar o tema e identificou similaridades com sintomas da Covid-19

Divulgação

Estudo demonstra similaridades entre sintomas da Covid-19 e de falta de vitamina B12

Há sete anos, Monyck Lopes apresentou sintomas graves decorrentes da falta de vitamina B12. Em 2018, vários sintomas surgiram ao mesmo tempo como dificuldade para andar, falar e comer, falta de ar, principalmente ao fazer esforço, tosse seca, extremo cansaço, diarreia, dificuldade para sentir cheiro e gosto, enjoo, além de muitas dores. Monyck, que é doutora em Agronomia e pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi (PCI/MPEG), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), precisou fazer tratamento com dois medicamentos. Primeiro recebeu injeções de cianocobalamina, e depois metilcobalamina sublingual, obtendo excelentes resultados clínicos. Como é cientista e pesquisadora na área de biologia, ao iniciar o tratamento com a vitamina B12 em 2018, passou a pesquisar artigos científicos sobre o assunto.

Durante a pandemia da Covid-19 a cientista observou similaridades entre os sintomas do coronavírus e os sintomas de deficiência da vitamina B12. Depois se dedicou a revisar a literatura sobre como o vírus poderia interferir no metabolismo da vitamina B12 e, consequentemente, causar danos ao corpo humano. “O coronavírus interfere no metabolismo da cobalamina, causando sintomas de sua deficiência”, revelou a pesquisadora que também apresenta uma hipótese adicional. “O tratamento com a vitamina B12, especialmente a metilcobalamina, poderia reduzir os danos do Covid-19”, sugeriu.

Para a pesquisadora o coronavírus interfere no metabolismo da cobalamina (vitamina B12), causando sintomas de deficiência da vitamina B12, como falta de ar, fraqueza, diarreia, enjoos, problemas pulmonares, coagulação sanguínea, entre outros. Além disso, segunda ela, a lista dos sintomas da Covid-19 é crescente, todos comuns em casos de deficiência dessa vitamina. “É importante observar que as pessoas que já tiveram Covid (pós-Covid) relatam falta de ar ao fazer exercícios, problemas para dormir, fraqueza, crise de ansiedade e outros também característicos da deficiência da B12. Infelizmente, sintomas de deficiência de vitamina B12 só tendem a piorar”, alertou.

Para Monyck considerando a hipótese de que a Covid-19 está interferindo na absorção da vitamina B12, é possível supor que, em breve, os que forem infectados com esse vírus e se curarem, desenvolverão outros sintomas que também são comuns em casos de deficiência dessa vitamina.

Em seu artigo publicado na GSC Biological and Pharmaceutical Sciences, Monyck cita outras pesquisas que sugerem a vitamina B12 como tratamento potencial para Covid-19 como o “Kandeel e Al-Nazawi (2020)” que, por meio de modelagem molecular, sugerem que a ribavirina, telbivudina, vitamina B12 e nicotinamida podem ser usadas no tratamento contra a Covid-19. Outra citação é a “Narayanan e Nair (2020)”, estudo que sugere que a vitamina B12 (metilcobalamina) pode ser um possível inibidor da enzima SCV2-nsp12, reduzindo a infecção viral e consequentemente a gravidade da Covid-19.

“Pesquisas mostram que altas doses de metilcobalamina são o tratamento para os sintomas de deficiência da vitamina B12. A cobalamina é uma vitamina considerada segura, pois é solúvel em água e seu excesso é excretado pela urina. Portanto, a vitamina B12 (metilcobalamina) é altamente segura e poderia se tornar um tratamento alternativo a essa pandemia, possivelmente seu uso por pacientes com Covid-19 seria altamente benéfico”, afirma.

O artigo da pesquisadora explica ainda que os idosos são do grupo que apresentam maior déficit de cobalamina, devido à dificuldade em absorver vitaminas dos alimentos, por falta de ácido gástrico ou do fator intrínseco necessário à absorção da vitamina B12. Essa condição seria uma provável explicação para os idosos serem mais vulneráveis à infecção pela Covid-19.

Segundo Monyck o tratamento “ideal” seria diretamente na corrente sanguínea com metilcobalamina, que é a forma ativa e mais eficiente da vitamina B12. Ela explica que o melhor seria a metilcobalamina de absorção sublingual, que evita a passagem pelo estômago e tem acesso direto à corrente sanguínea, o que a torna mais eficiente que a suplementação oral. “Assim, o tratamento com vitamina B12, especialmente a metilcobalamina, poderia reduzir os sintomas em pacientes infectados e também os já curados da Covid-19”, finaliza a pesquisadora que em seu artigo faz a ressalva que diz que os estudos clínicos são necessários para confirmar as hipóteses levantadas.

Alerta sobre a deficiência de B12

Após os estudos sobre a B12 a pesquisadora ressalta a importância da divulgação sobre os sintomas de deficiência dessa vitamina. “Muitos ainda acham que é só quando há anemia. Mas os sintomas vão muito além, e podem levar a diagnósticos como ansiedade, depressão, autismo, Alzheimer, entre outras doenças consideradas sem cura. É de extrema importância divulgar que o tratamento deve ser feito com base nos sintomas, porque há vários relatos em pesquisas científicas, nas quais os exames de vitamina B12 estavam em níveis considerados normais e os pacientes apresentavam sintomas de deficiência”, alertou.

Monyck explica que quanto mais prolongada for a deficiência, mais lenta e incompleta será a recuperação. Por isso, o tratamento correto é tão importante. “Infelizmente, os artigos científicos e livros não chegam na população. Além disso, os profissionais da saúde precisam estar constantemente se atualizando, pois todos os dias são divulgadas novas pesquisas”, lamenta.

Segundo ela a falta de divulgação resulta em médicos e pacientes desinformados. “Isso gera diagnósticos incorretos, pessoas sofrendo muito mais do que precisam, como foi o meu caso, além de altos custos para o país com a saúde”, revela a pesquisadora que decidiu criar um perfil no Instagram para divulgar as pesquisas científicas, principalmente sobre as muitas doenças tratadas com a forma ativa da vitamina B12, @viva_vitamina_b12.

Vitamina B12

É um nutriente fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e necessário para o bom funcionamento dos nervos e do cérebro. As principais fontes de vitamina B12 na dieta são leite, ovos, fígado, carne de porco, atum, salmão e truta. Porém, para ser absorvida lá no intestino, ela precisa se ligar a uma proteína produzida pelo estômago.

[show_course id=”934,938″]
[show_course id=”945,942″]