Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:26 PM

Aplicativo PNAE Monitora já está disponível nas versões Android e iOS

Publicado em: 07/08/2020 20:08 | Atualizado em: 07/08/2020 21:08

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Aplicativo PNAE Monitora já está disponível nas versões Android e iOS

Ferramenta automatiza o processo de monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Dando continuidade às ações de inovação, bem como transparência, controle e participação social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou as versões Android e iOS da ferramenta PNAE Monitora, criada para auxiliar os técnicos do programa no acompanhamento da política da alimentação escolar realizada nos estados e municípios. Até então, a plataforma estava disponível apenas na versão web, em https://www.fnde.gov.br/pnaemonitora/.

Para acessar o aplicativo, os técnicos do FNDE e Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecanes) poderão acessar as lojas virtuais e fazer o download gratuito. Como auxílio para o monitoramento, os profissionais ainda contam com plataformas digitais móveis, como tablets ou celulares, para que o serviço seja feito com segurança.

Monitoramento in loco – Com periodicidade permanente, o monitoramento do PNAE voltou a ser realizado no mês de julho, mesmo neste período de pandemia. A abrangência é por amostragem nas Entidades Executoras – EExs (estados, Distrito Federal e municípios), de acordo com critérios de seleção indicativos de gestão positiva e negativa do programa. O escopo é o levantamento de dados, a análise e sistematização de informações e verificação do andamento da execução que visa corrigir possíveis distorções, aprimorar a gestão e subsidiar a sua avaliação.

Processo 100% automatizado – Na ferramenta há um roteiro a ser seguido, com organização de agendas e, ao término de cada visita, um relatório é gerado, facilitando a identificação e o combate às falhas de execução. Assim, os agentes conseguem acompanhar todo o processo de monitoramento apenas pelo sistema.

e-PNAE – Em julho, o FNDE liberou a versão web do aplicativo e-PNAE. Neste caso, a ferramenta é voltada para toda a sociedade. Trata-se de um instrumento de controle social do PNAE, no qual pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar poderão acompanhar e avaliar as ações de alimentação implementadas nas escolas públicas de todo o país. Na plataforma estão disponíveis ainda informações sobre a quantidade de estudantes beneficiados em cada instituição, nome do nutricionista e membros do Conselho de Alimentação Escolar vinculados à unidade de ensino e campo para interação com esses atores. A versão web do e-PNAE está disponível em www.fnde.gov.br/epnae.

 

 17 a 19 de Agosto de 2020
 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 12 horas
Orienta de forma prática os servidores e colaboradores no conhecimento e interpretação da nova legislação que regulamenta a modalidade pregão, na forma eletrônica.
Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

 24 a 27 de Agosto de 2020
 8h30 às 11h30
 Carga Horária de 12 horas
Exposição dos erros mais comuns na execução de políticas públicas apontados pelo Tribunal de Contas da União – TCU.
Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

 09 a 11 de Setembro de 2020
 14h00 às 17h00
 Carga Horária de 9 horas
Treinamento atualizado e com foco na nova Instrução Normativa –TCU nº 84/2020, de 22.04.2020 e nova Decisão Normativa que regulamentou o processo de contas.
Curso com Auditor Federal de Controle Externo do TCU.