Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:16 AM

Inscrições abertas para o primeiro treinamento online do Programa GLOBE

Publicado em: 25/08/2020 19:08 | Atualizado em: 25/08/2020 19:08

Professores da rede pública e particular de ensino fundamental e médio, podem se inscrever, até o dia 11 de setembro, no primeiro treinamento online do Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE) da NASA.

Promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a capacitação tem o objetivo de auxiliar os professores no ensino de ciência e ainda vai orientar os participantes a utilizarem os recursos científicos e educacionais que são oferecidos pela plataforma do GLOBE.

Serão oferecidas duas capacitações, a primeira, a ser realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, terão como temas Mosquito, Precipitação e Temperatura do Ar. A segunda capacitação está prevista para ocorrer em novembro com o tema de Nuvens.

Este ano a capacitação será online devido às medidas de isolamento social adotadas para evitar a propagação da Covid-19. As vagas são limitadas a 50 professores, caso existam vagas remanescentes, outros profissionais interessados poderão participar da capacitação. O treinamento será oferecido pela equipe de profissionais da AEB e por professores colaboradores do programa GLOBE.

Para participar da capacitação os interessados deverão se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScw97TVqpPIruGuv_JYt8LZBuvYzZALvZlpeSNe0GDmWh4J7A/viewform

GLOBE no Brasil

O GLOBE é flexível ao currículo escolar e pode ser adaptado para atender às necessidades individuais das instituições de ensino. O programa permite que os estudantes, com a orientação de professores, desenvolvam habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados ambientais.

O Brasil passou integrar o Programa GLOBE após a assinatura de um acordo entre a AEB e a NASA, em 2015, e no ano seguinte foi realizado o primeiro workshop seguindo os protocolos do programa. Hoje o GLOBE está presente em mais de 300 escolas de diferentes regiões brasileiras.  Já foram realizadas 23 capacitações presenciais para mais de 700 pessoas, entre professores, estudantes e cidadãos voluntários. Foram realizadas mais de 41 mil observações científicas e mais de 4 mil cadastros na plataforma do GLOBE.

Para facilitar o acesso dos brasileiros ao conhecimento proposto pelo GLOBE, uma parceria entre a AEB e a Embaixada dos Estados Unidos possibilitou a tradução dos protocolos do GLOBE para a língua portuguesa. Os professores, alunos, cidadãos ou profissionais brasileiros interessados podem acessar o material https://www.globe.gov/do-globe/translated-material/portugues-portuguese-

História do Programa

O GLOBE foi lançado no dia 22 e abril de 1995. Em 2003, foram adicionados ao programa 53 protocolos sobre atmosfera, hidrosfera e solo. Em 2009 o GLOBE registrou 20 milhões de dados coletados em todo o mundo. Em 2011, foi lançado o conceito de campanha de pesquisa no Ensino Fundamental e Médio. No ano seguinte foram atingidos 140 milhões de medições de dados e foi criado um novo protocolo: o do mosquito.

O programa permite que os estudantes, com a orientação de seus professores, desenvolvam habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem independente.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Ao Vivo: Defeso Eleitoral 2020