Orzil News
Brasília, April 18, 2024 8:00 AM

AEB coordenará grupo de trabalho para apresentar proposta da Política Nacional de Espaço

Publicado em: 08/09/2020 10:09 | Atualizado em: 08/09/2020 10:09

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), coordenará Grupo de Trabalho para revisar a Política Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (PNDAE). O Grupo foi instituído a partir de portaria do MCTI, publicada no dia 2 de setembro.

O Grupo de Trabalho (GT-PNE) consolidará a revisão da PNDAE em uma proposta de Política Nacional de Espaço (PNE). Além disso, elaborará proposta da Estratégia Nacional de Espaço (ENE), que vai desdobrar a PNE em uma orientação estratégica para o setor espacial brasileiro.

Caberá à AEB coordenar as ações do GT-PNE, por meio da diretoria de Política Espacial e Investimentos Estratégicos. O diretor Cristiano Trein (DPEI/AEB) explica que o GT-PNE estabelecerá a base para a atualização do Programa Espacial Brasileiro (PEB).

“Cada vez mais, produtos, bens e serviços espaciais estão no dia-a-dia da população. A PNE proporcionará condições para que o País incorpore os avanços que o mercado, a economia e as tecnologias espaciais apresentaram ao longo das últimas décadas. O resultado será uma política mais moderna e que promoverá o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico nacional, com vistas a proporcionar benefícios diretos à sociedade”, destacou Trein.

Pelo MCTI, o GT-PNE será composto pelo secretário de Tecnologias Aplicadas, pelo diretor do Departamento de Tecnologias Estratégicas e de Produção, pelo coordenador-geral de Tecnologias Estratégicas e de Produção e por um representante da consultoria jurídica do órgão. Pela AEB, além do diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, o coordenador de Políticas, Planos e Investimentos Estratégicos e o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação comporão o GT-PNE.

Para ampliar o debate, serão convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas ou privadas, e especialistas que possam contribuir com a discussão dos assuntos tratados. O GT-PNE proporá a realização de consultas públicas, e tem até 90 dias – a partir da data de publicação, prorrogáveis por igual período – para concluir os trabalhos.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Avançado com foco nas novas e principais execuções da Plataforma +Brasil (Módulo Fundo a Fundo; Transferências Especiais; Sistemas de Compras etc).

 05 a 09 de outubro de 2020
 18h30 às 21h30
 Carga Horária de 15 horas

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Fase Inicial da celebração de Convênios (Proposta e Plano de Trabalho).

 13 a 14 de outubro de 2020
 8h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas

Curso 100% Ao Vivo na Plataforma Orzil Online. Fases de Execução e Prestação de Contas de Convênios.

 26 a 27 de outubro de 2020
 8h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas

Curso avançado com foco no módulo de obras dos Convênios e Contratos de Repasse da Plataforma +Brasil

 09 a 10 de novembro de 2020
 08h00 às 18h00
 Carga Horária de 16 horas