Orzil News
Brasília, April 25, 2024 7:58 AM

MME e BNDES assinam acordo de cooperação técnica para a execução do Programa Mais Luz para a Amazônia

Publicado em: 16/09/2020 09:09 | Atualizado em: 16/09/2020 10:09
Crédito: Bruno Spada/MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta terça-feira (15/9), acordo de cooperação técnica com o objetivo de captar recursos financeiros para a execução do Programa Mais Luz para a Amazônia (MLA).

O Acordo de Cooperação Técnica visa à elaboração de soluções financeiras que reduzam os custos dos investimentos necessários para a implantação do Programa Mais Luz para a Amazônia.

“Dado o significativo impacto social e econômico e também de preservação ambiental, que são pilares do Programa, aliado à expertise do BNDES, tenho certeza que a celebração deste acordo permitirá um trabalho em conjunto que qualificará o Programa para obtenção de recursos de fundos internacionais”, afirmou o Ministro Bento Albuquerque durante a cerimônia.

A celebração deste acordo permitirá que o MME e o BNDES trabalhem em parceria para buscar a qualificação do Programa MLA como beneficiário dos recursos do Green Climate Fund (GCF), ou mesmo de outras fontes de recursos internacionais, o que possibilitará, dentre outras questões, que o provimento do acesso à energia elétrica às famílias residentes nas regiões remotas da Amazônia Legal ocorra com desenvolvimento social e econômico e com preservação ambiental.

A aprovação de projetos no GCF gera, por exemplo, um “selo verde” de entidade internacionalmente reconhecida, agregando valor à imagem das empresas envolvidas.

O financiamento tem duas vertentes: i) foco nas distribuidoras de energia para a instalação de infraestrutura necessária à implementação do Programa; e ii) foco nas comunidades locais, visando à assistência técnica para preparação e implementação de projetos de atividades produtivas sustentáveis na localidade beneficiária.

A princípio, serão linhas de financiamento com prazo de 20 anos, incluindo cinco anos de carência para início da amortização, podendo, a depender do caso, ser qualificado a fundo perdido.

“É com enorme prazer e orgulho que a gente engaja em mais uma parceria importante do BNDES com o MME para ajudar a nossa população da Amazônia, para ajudar essa região do mundo, que está hoje tão em voga e necessita tanto de recursos”, falou o Presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

O Programa tem foco em energias renováveis e redução do desmatamento em uma região de grande visibilidade. Ao mesmo tempo, gerará inclusão social e geração de renda local dando dignidade à população a ser atendida.

O Programa MLA visa a levar energia renovável, notadamente fonte solar, a cerca de 82 mil famílias. Mais de 350 mil pessoas sem acesso à energia serão beneficiárias nas regiões remotas da Amazônia Legal. Os investimentos estimados estão em mais de R$ 3 bilhões.

“A energia possibilitará o fomento das atividades voltadas para o aumento da renda familiar, o uso sustentável dos recursos naturais da região, a preservação ambiental e a fixação e inclusão das comunidades tradicionais”, disse o Ministro Bento Albuquerque.

Clique aqui e saiba mais sobre o MLA

Assista à cerimônia:

Assessoria de Comunicação Social

Ministério de Minas e Energia

PRT Presencial

Atenta ao cenário global de medidas de prevenção contra a COVID19, a Orzil elaborou o presente Plano de Retorno aos Treinamentos Presenciais – PRT, com muito cuidado, responsabilidade e segurança, baseando-se nas orientações das instituições oficiais de saúde e em práticas das empresas privadas nacionais e internacionais.

A retomada dos cursos presenciais da Orzil está prevista para dezembro de 2020 e as medidas do Plano deverão ser observadas com atenção para a segurança dos alunos, dos professores e da equipe Orzil.

  1. Quantidade Participantes

O distanciamento entre os participantes será praticado com a redução do número de alunos previsto por evento em aproximadamente 50% da capacidade do Auditório Executivo, conforme demonstrado no layout .

Assim, o quantitativo de alunos por curso será de no máximo 13 participantes.

Devido à redução números de alunos, as inscrições não serão pré-reservadas. A confirmação efetiva de participação se dará mediante envio do comprovante firme (nota de empenho, autorização de fornecimento, depósito bancário etc).

  1. Auditório

Nosso Auditório Executivo foi escolhido e projetado para as atividades do PRT. Três áreas de ventilação natural estarão abertas para melhor circulação do ar.

A higienização no local será intensificada e em cada mesa haverá dois tipos de álcool 70% (gel e líquido), bem como máscaras de proteção extra para troca da já utilizada pelo participante.

O aluno deverá usar máscara durante toda a realização do treinamento.

  1. Prevenção

A higienização pessoal será realizada a cada início das aulas e no intervalo do almoço. Além do álcool e da máscara, será disponibilizada  Sapatilha Pró Pé para utilização no ambiente de treinamento.

Tapetes Sanitizante Higienizadores estarão disponíveis em cada entrada das salas da Orzil.

A temperatura dos participantes será diariamente aferida.

  1. Alimentação

Alimentação diferenciada promovida pela Orzil será mantida: dois “coffee breaks” por dia à base de produtos naturais e almoço executivo todos os dias.

A alimentação do “coffee break” será na sala OrzilCoffee e será oferecida em kits descartáveis para consumo individual.

Aluno Orzil terá a opção de almoçar no Restaurante Executivo parceiro da Orzil ou de realizar seu pedido Delivery, em embalagem individual, para consumo em nossa Sala.

  1. Material de Apoio

Nossas apostilas, certificados, formulário de pesquisa de satisfação e materiais complementares serão disponibilizadas conforme padrão Orzil, ou seja, na forma digital e cada aluno terá computador individual para acompanhamento do treinamento.

O Kit Orzil e nossa garrafinha também seguirá o padrão de higienização para utilização imediata dos alunos.

  1. Estacionamento

Para maior agilidade e segurança, manteremos disponível Estacionamento Privativo com área coberta e arejada a todos os alunos Orzil.

  1. Cursos Programados 

– Captação de Recursos de Convênios, 1 e 2 de dezembro de 2020 (16h)
– Projetos e Plano de Trabalho de Convênios – Elaboração e Análise, 3 e 4 de dezembro de 2020 (16h)
– Plataforma +BRASIL Ciclo Completo (celebração, execução, fiscalização e prestação de contas), 7 a 11 de dezembro de 2020 (40h)
– Emendas Parlamentares e o novo Módulo das Transferências Especiais – PI nº 252/2020, 14 e 15 de dezembro de 2020 (16h)
– Prestação de Contas de Convênios – Fundamentos, Execução e Análise, 16 a 18 de dezembro de 2020 (24h)
– Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação – Marco CT&I, 21 a 23 de dezembro de 2020 (20h)

  1. Informações Finais

As medidas adotadas pelo Grupo Orzil visam maior proteção e comodidade de nossos alunos, professores e colaboradores para que possamos dar continuidade às capacitações com objetivo comum de todos nós: contribuir para o crescimento profissional dos alunos, melhor desempenho das organizações e para o desenvolvimento sócio-econômico do País.