Orzil News
Brasília, April 24, 2024 11:22 PM

1º Enastic Digital aborda inovação e transformação digital para o ecossistema judiciário

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #serpro
Publicado em: 03/04/2020 16:04
Adesão ao evento virtual patrocinado pelo Serpro conta com mais de 1900 participações
enastic_1500x717.png

Com o propósito de disseminar a ideia de que a transformação digital e a inovação devem fazer parte das agendas para o desenvolvimento de toda instituição que pense no futuro, o Serpro patrocina o 1° Enastic Digital. O evento 100% on-line voltado para o ecossistema judiciário, acontece desde o dia 1º de abril com encerramento nesta sexta-feira, dia 3, e reúne representantes do judiciário, especialistas de mercado, academia e profissionais da indústria criativa.

Idealizado pela Justiça Federal, o encontro chega à sua sétima edição, sendo cada uma delas a cargo de um tribunal estadual. Nesta edição especial, totalmente virtual, em decorrência das medidas restritivas de combate à propagação do coronavírus, sob a organização do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, a programação é voltada para temas como inteligência artificial, tratamento de dados pessoais, produtividade em tempos de home office, dentre outras. Os temas garantiram o sucesso do evento, que tem mais 1.900 inscritos, superando as expectativas dos organizadores.

“O Enastic permite ao Serpro a possibilidade de uma rápida e efetiva penetração nesse mercado, tendo em vista a participação de todos os Tribunais de Justiça de 26 estados e DF. O público é altamente qualificado e estratégico para o Serpro, já que possui soluções voltadas para esse mercado, como IA, ProID, NeoID, Vio, Siape, Sigepe, Gestão de Margem Consignável e outros”, acrescentou um dos responsáveis pela participação do Serpro no evento, Guilherme Dantas.

Apresentações

A palestra do especialista da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro Marcelo Pita, Cases de Inteligência Artificial (IA) na Justiça, apresentada no dia 1°, chamou a atenção dos participantes quando mostrou vários exemplos de aplicações de IA desenvolvidas no Projeto Domínio Jurídico: o Assistente de Peticionamento para a DPU, o Mapa de Crimes e a Delegacia Virtual.

“Não foi uma surpresa constatar, mais uma vez, como as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) estão na vanguarda de muitas das iniciativas apresentadas nesse encontro. O Serpro é um agente muito importante neste cenário, pela experiência que já acumula tanto no atendimento neste domínio de negócio quanto no uso de tecnologias de IA”, destacou Marcelo Pita.

Solução interativa

“Esse Enastic surpreende não somente porque apresenta soluções inovadoras na prática. O modo de interação do evento dispõe de alta tecnologia, ocorrendo por meio de aplicativo em blockchain e pode ser acessado pela web ou mobile. Todos os procedimentos, como inscrição, acesso ao conteúdo, check-in em palestras e nos estandes virtuais são realizados pelo aplicativo do evento, que foi criado em parceria com a empresa Arvischain, onde toda troca de informações é realizada de forma segura e transparente”, acrescentou Guilherme Dantas.