Orzil News
Brasília, March 28, 2024 3:37 PM

Marcha dos Prefeitos: mais de 300 gestores tiram dúvidas sobre ações sociais e recursos

Publicado em: 25/05/2018 11:05 | Atualizado em: 25/05/2018 11:05

Marcha dos Prefeitos: mais de 300 gestores tiram dúvidas sobre ações sociais e recursos

GESTÃO

Durante o evento, ministério disponibilizou estande para atender os municípios

Publicado em 24/05/2018 17h10

Foto: Rafael Zart/MDS


Brasília 
– O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) atendeu mais de 300 gestores municipais durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Marcha dos Prefeitos). Vereadores, prefeitos e secretários municipais foram ao estande do órgão montado no evento para esclarecer dúvidas sobre programas sociais e recursos repassados pelo governo federal disponíveis para cada município.

O prefeito de Belterra (PA), Jociclélio Castro, recebeu um relatório sobre sua cidade durante o atendimento. O documento continha a informação de que 62% da população merece uma atenção especial porque recebe recursos do programa Bolsa Família. O município já aderiu ao Criança Feliz, programa que promove o desenvolvimento integral das crianças logo no início da vida.

“Temos que investir na primeira infância porque é ali onde a criança está desenvolvendo a inteligência. Esse acompanhamento é fundamental para essas famílias em vulnerabilidade”, destacou Castro.

O prefeito manifestou ainda interesse em outa ação do governo federal, o Plano Progredir.    “Devemos caminhar para um modelo que gere emprego e renda dentro do município, com o objetivo de diminuir a dependência do Bolsa Família”, afirmou ele.

O Progredir reúne um conjunto de iniciativas para auxiliar as famílias de baixa renda. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.

Garantir a inclusão dos jovens de Terra Nova (BA) no mercado de trabalho também é o desejo da prefeita da cidade, Marineide Pereira. “Estamos trabalhando com a conscientização de que nossos jovens devem continuar estudando, buscando conhecimento para possam ser incluídos no mercado de trabalho. Só assim poderão sustentar suas famílias”, explicou.

Segundo o prefeito de Schroeder (SC), Osvaldo Jurck, colher informações sobre o andamento dos programas e repasses de recursos é fundamental para realizar uma boa gestão. “Damos muita atenção a esse acompanhamento. É bom ter essa sintonia para saber o que está acontecendo e se habilitar quando aparecer mais recursos”, ressaltou ele.

Veja também:
MDS se aproxima de gestores locais durante Marcha dos Prefeitos para aperfeiçoar ações

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL 


Tomada de Contas Especial – TCE (Nova Portaria-TCU nº 122, de 20 de abril de 2018 – Sistema e-TCE)

Curso especial com ênfase nos novos normativos do Tribunal de Contas da União (Portaria nº 122, de 20 de abril de 2018; Instrução Normativa nº 76 e Decisão Normativa nº 155, ambas de 23.11.2016, publicadas no DOU de 12.12.2016) que dispõem sobre a formalização, a instauração, a organização e o encaminhamento dos processos de tomada de contas especial; inclui informações sobre o novo Sistema e-TCE.

07 e 08 de junho de 2018 / Brasília – DF