4 plataformas para conhecer melhor os políticos e suas propostas

Por: Isabela Alves

A Operação Lava Jato e os políticos que estão na mira das investigações fizeram com que a política se tornasse um dos assuntos mais debatidos nos últimos anos. Um levantamento realizado pelo Ipsos, em novembro de 2017, apontou que 70% dos brasileiros acreditam que é possível governar sem corrupção e 73% discordam da ideia de que o que realmente vale são os políticos e partidos políticos que roubam, mas fazem.

Isso mostra que a população ainda tem esperança na possibilidade de mudar a política. Além disso, com a Lei da Transparência, criada em 2009, os brasileiros passaram a ter uma ferramenta importante para fiscalizar com maior precisão a administração pública. Dados do Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU) mostram que, somente nos últimos seis anos, foram solicitados mais de 610 mil pedidos de acesso à informação.

A seguir, veja uma lista de plataformas digitais que podem te auxiliar na busca por informações sobre os candidatos das eleições deste ano:

1 – Projeto Brasil

O Projeto Brasil é uma ONG que busca divulgar questões importantes para que os eleitores se informem a respeito dos candidatos em cargos eletivos majoritários como prefeitos, governadores e Presidente. O site possibilita a comparação de ideias de até três candidatos simultaneamente. Além disso, as propostas dos planos de governo estão divididas por assuntos como segurança pública, economia, educação entre outros assuntos.

2 – Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma plataforma que classifica senadores e deputados federais do melhor para o pior.  A iniciativa tem como objetivo oferecer informação para que as pessoas votem em bons candidatos, levando em consideração principalmente o combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública. O Ranking reúne eletronicamente informações sobre todos os políticos e resume de forma objetiva.

3 – Transparência Brasil

O portal Transparência Brasil promove informações sobre o monitoramento das instituições de poder público e advocacy (termo utilizado como sinônimo de defesa e argumentação em favor de uma causa). A Transparência também é uma referência por ser uma das principais ONGs de combate à corrupção do país.

4 – Vigie Aqui

O Instituto Reclame Aqui lançou essa ferramenta que destaca os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de Ministros de Estado, com pendências na Justiça. Com três cliques, após instalar o plugin do Vigie Aqui no navegador, quando o usuário estiver navegando na internet e aparecer o nome de um político condenado, processado ou investigado, o Vigie Aqui grifará o nome de roxo. Depois, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político. O Reclame Aqui também oferece um aplicativo gratuito chamado Detector de Corrupção, que faz reconhecimento facial dos candidatos e mostra os processos aos quais eles respondem.

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL