Orzil News
Brasília, March 29, 2024 3:59 PM

400 cidades brasileiras vão receber ecopontos para coleta de lixo eletroeletrônico

Publicado em: 05/10/2021 21:10
A iniciativa faz parte do programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente e a previsão é que todos os pontos estejam instalados até 2025
Eletrodomésticos

A iniciativa, que faz parte do programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente e atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Foto: Zack/MMA

Ameta do Governo Federal é que 400 cidades brasileiras tenham centrais de destinação de eletroeletrônicos domésticos até 2025. A proposta quer acabar com o descarte de aparelhos como fogão, TV, celular e ventilador em rios e lixões de grandes centros urbanos, oferecendo espaços específicos para recebimento e destinação corretos do lixo eletroeletrônico. A iniciativa faz parte do programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente e atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para isso, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem manter toda a logística do sistema de coleta dos produtos inutilizáveis em parceria com estados, municípios e associações de recicláveis. É o que prevê o Decreto Nº 10.240, publicado em 12 de fevereiro de 2020 pelo Governo Federal.

A expectativa é que dez centrais funcionem até novembro. As próximas capitais a receberem esses ecopontos são Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Já aderiram ao projeto: Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Brasília (DF). Maceió (AL) e Manaus (AM) foram contempladas com ecopontos recentemente.

Em Manaus (AM), que recebeu o ecoponto no dia 29 de setembro, a preocupação maior é com a poluição dos igarapés, curso d’água típico da região amazônica. O ecoponto de Maceió (AL), no bairro Pajuçara, com as mesmas características do amazonense, passou a funcionar no dia 28/09. As duas capitais são as primeiras nas regiões Norte e Nordeste a contarem com a iniciativa.

fonte MMA Com informações do Governo do Brasil