Orzil News
Brasília, April 25, 2024 6:54 AM

ES - Espírito Santo adotará aplicativo paranaense Menor Preço

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 17/10/2017 12:10 | Atualizado em: 18/10/2017 16:10

Espírito Santo adotará aplicativo paranaense Menor Preço

O Estado será o primeiro a usar a ferramenta desenvolvida no Paraná para estimular a pesquisa de preço e o pedido pela nota fiscal. “Nossas medidas, que beneficiam os paranaenses, agora começam a beneficiar também brasileiros de outros estados”, disse o governador Beto Richa.

O aplicativo Menor Preço, criado pelo Paraná há quase um ano, será adotado pelo Espírito Santo. Os capixabas serão os primeiros a adotarem, fora do Paraná, a ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado para estimular a pesquisa de preço e o pedido pela nota fiscal. O governador Beto Richa assinou nesta segunda-feira (16) o protocolo de intenções com o secretário de Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal, para disponibilizar a tecnologia.Richa destacou que o aplicativo paranaense se tornou referência no País por beneficiar consumidores, comerciantes e governos. “O aplicativo ajuda o consumidor que procura a redução de gastos mensais e ampliação do poder aquisitivo. Ele contribui também com a arrecadação dos estados, pois estimula que mais usuários peçam o CPF na nota. Os comerciantes também saem ganhando, pois acaba com o comércio desleal”, disse.

Para o secretário estadual da Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal o Paraná está na vanguarda em tecnologia e o aplicativo Menor Preço é uma forma do governo contribuir com a economia doméstica. “O Paraná é exemplo para nos basearmos, o aplicativo é excelente e esperamos que ele tenha o mesmo sucesso daqui no Espírito Santo”, disse.

APLICATIVO – Desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Fazenda do Paraná e a Celepar, o aplicativo, que é um desdobramento do Nota Paraná, permite ao usuário pesquisar os preços de produtos em mais de 100 mil estabelecimentos no Estado do Paraná. O Menor Preço faz o comparativo de preços dos produtos entre os estabelecimentos cadastrados e apresenta o mais barato ao usuário. Para fazer o comparativo, o usuário faz a leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente.

As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um varejista emite uma nota fiscal. Semanalmente são mais de 10 milhões de preços atualizados. No Espírito Santo o aplicativo terá o mesmo formato e funcionalidades.

Disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android, o aplicativo já conta com 425 mil downloads e 23,8 milhões de acessos. No mês passado, foi o vencedor da 16ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2017), na categoria e-Serviços Públicos.

AJUSTE FISCAL – Segundo o governador, tanto o aplicativo Menor Preço quanto o Nota Paraná – que dá acesso aos dados sobre a devolução de parte do ICMS – são produtos do ajuste fiscal promovido pelo Estado e que o interesse do Espírito Santo em usar a ferramenta demonstra o acerto das medidas adotadas pelo Paraná. “Fomos responsáveis com o Paraná e agora nossas medidas que beneficiam os paranaenses começam a beneficiar também brasileiros de outros estados”, afirmou.

O secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, ressaltou a importância do compartilhamento de experiências bem-sucedidas e que a ideia é expandir a ferramenta para outros estados. Ele afirmou ainda que já há manifestação de interesses de outras unidades da federação.

“Ampliamos as possibilidades de benefício às pessoas, como é o caso do Menor Preço. O projeto com o Espírito Santo é piloto, mas estudamos a possibilidade de levar a outros estados que também tem interesse em oferecer opções de compra mais barata a seus cidadãos”, falou.

UNIDADE DE INFORMAÇÕES- O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite explicou que, na prática, o aplicativo é o mesmo para os usuários dos dois estados e que haverá uma base única de dados que poderá ser consultada pelos consumidores. O que muda é a interface, quando o usuário estiver no Paraná o aplicativo se apresenta como “Menor Preço Nota Paraná”, grupo orzil, no Espírito Santo como “Menor Preço Espírito Santo”.

A mesma personalização vai acontecer quanto o aplicativo for levado a outros estados. “Novas funcionalidades poderão surgir no aplicativo, que está em constante evolução”, disse. “Estamos desenvolvendo uma integração na base de dados”, acrescentou o presidente.

VERSÃO WEB –O aplicativo pode ser acessado por dispositivos móveis, telefone celular e tablets e agora também pelo navegador web em seus computadores. A novidade, que já estava em teste desde o começo do mês, foi lançada pelo governador Beto Richa nesta segunda. O endereço para consulta é www.menorpreco.pr.gov.br.

O Menor Preço ganhou também uma nova funcionalidade, a evolução de preços dos produtos pesquisados. Com ela, o cidadão terá mais informações na hora de decidir por uma compra, porque vai conhecer o histórico de preços praticados no varejo nos últimos três meses. Se o histórico é de redução de preços de determinado item, poderá optar por aguardar mais tempo. Se, ao contrário, o preço estiver aumentando, também terá elementos adicionais para a tomada de decisão.

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Elaboração e Análise de Projetos de Convênios

Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, inclui demonstração funcional e operacional do SICONV.

27 e 28 de novembro de 2017 / Brasília – DF

FLYER-PROJETOS-NOV