Orzil News
Brasília, April 24, 2024 12:04 AM

Inteligência Artificial é utilizada na gestão do trânsito brasileiro

Publicado em: 14/09/2018 14:09 | Atualizado em: 14/09/2018 14:09

Inteligência Artificial é utilizada na gestão do trânsito brasileiro

Recurso computacional do Radar traz precisão e rapidez nas ações dos órgãos autuadores

Imagem simbólica que remete à Inteligência Artificial: ilustração de um rosto de uma pessoa, envolvida por código binário

 

por Comunicação Institucional do Serpro — 14 de setembro de 2018

Você sabia que o Radar, solução de gestão de infrações e penalidades de trânsito, desenvolvida pelo Serpro, para os órgãos estaduais e municipais autuadores, opera com inteligência artificial (IA), habilidade similar à humana exibida por mecanismos ou software? O responsável por esta capacidade é o Validador Cognitivo de Infrações de Trânsito (VCIT), que utiliza recursos de computação cognitiva para automatizar o processo de geração e validação de infrações, ocorridas em radares e barreiras eletrônicas.

Esse validador foi desenvolvido com uso de algoritmos avançados de redes neurais com deep learning“É uma família de algorítimos de redes neurais, usada na visão computacional, que faz a identificação e classificação de objetos em imagens, e está em constante aprendizado, sempre melhorando a precisão nas validações”, esclarece Giordanni Paiva, da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro.

Como é feito o processo de validação

O VCIT recupera a placa do veículo, a partir da imagem, utilizando técnicas de OCR (Optical Character Recognition), busca os dados do veículo nas bases de governo, confronta esses dados textuais com a imagem, e valida a marca e o modelo do veículo. Dessa forma, evita-se a emissão incorreta de infrações originadas de radares e barreiras eletrônicas e permite a detecção de fraudes. O módulo também impede a identificação das pessoas no interior do veículo por meio da obliteração automática dos vidros.

Tradicionalmente, todas essas etapas só podiam ser realizadas de forma manual nas operadoras de radares e nos órgãos de trânsito, e envolviam uma grande quantidade de pessoas, que realizavam a conferência visual das imagens, a seleção das imagens com qualidade, a identificação visual do veículo, a busca manual de informações do veículo, a obliteração manual de cada imagem e, por fim, a validação pela autoridade de trânsito.

Todo esse processo manual é repetitivo e caro, lento e suscetível a falhas diversas. Em contrapartida, o validador VCIT possuiu grande poder computacional capaz de realizar esse trabalho de forma automatizada em poucas horas, garantindo eficiência, qualidade e economia aos órgãos autuadores.

Encontro Nacional de Conservação Rodoviário

O Serpro participou, nos dias 12 e 13 deste mês, do 20º Encontro Nacional de Conservação Rodoviário, promovido pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagem (ABDER) e pela Brazilian Media Communications (BMComm), realizado na Transamérica Expo Center, em São Paulo, com o intuito de divulgar o Radar e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

“O evento é uma oportunidade para o Serpro, devido a sua visibilidade junto aos DERs, Detrans e demais órgãos autuadores de todo o território nacional, onde podemos estabelecer uma agenda de reuniões com os dirigentes destes órgãos. A empresa pode apresentar as suas soluções para os serviços que envolvem o tema trânsito” destacou Anderson Roberto Germano, da Diretoria de Relacionamento com Clientes do Serpro.

Na ocasião, na palestra “Fiscalização Inteligente de Trânsito”, Anderson mostrou as novas funcionalidades do Radar que utilizam a Inteligência Artificial. Foi apresentado, também, o caso de sucesso da adoção desta ferramenta no DER-DF que, segundo destacou Anderson, resultou na redução dos custos com processamento de infrações daquele órgão em mais de 60%.

Solução integrada e informatizada

magno.jpegEm pouco mais de um ano e meio de funcionamento, o Radar auxilia vários órgãos autuadores pelo Brasil e muitos outros entes estão em fase de contratação. Desenvolvido pelo Serpro, a solução oferece uma significativa economia no processamento de dados e nas impressões e postagens das infrações, com benefícios que vão além da economia financeira e englobam também uma considerável redução da quantidade de recursos humanos.

Disponível em versão web e mobile, o Radar é uma solução centralizada, integrada e informatizada, que realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico ou manual pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas.

Para conhecer mais sobre a solução, acesse o site do Radar.

Benefícios também para o cidadão

Além de agilidade, eficiência e transparência aos processos de trânsito, o Radar também entrega uma experiência diferenciada ao cidadão. Com o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), o motorista pode verificar todos os registros de infração e receber rapidamente as notificações através do aplicativo. O aplicativo SNE está disponível na GooglePlay e na AppleStore.