Orzil News
Brasília, April 25, 2024 10:53 PM

Governo e setor produtivo planejam investimentos do FNE para 2019

Publicado em: 17/09/2018 16:09 | Atualizado em: 17/09/2018 16:09

Governo e setor produtivo planejam investimentos do FNE para 2019

Equipes do Ministério da Integração, da Sudene e do BNB visitam regiões atendidas para ouvir público-alvo dos investimentos

Por Assessoria de Comunicação17/09/2018 | 14:54

Brasília-DF, 17/9/2018 – Técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) estão percorrendo regiões atendidas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para ouvir sugestões de representantes de setores produtivos e entidades parceiras sobre a aplicação dos recursos. A iniciativa é realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), operador do crédito na região. Municípios do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo também têm acesso ao Fundo.

A programação financeira do FNE para o exercício 2019 é o tema central dos encontros. O objetivo é que o novo orçamento seja mais eficiente e em sintonia com a realidade dos setores e empreendedores em cada estado. As reuniões incluem a mobilização de governos, instituições de desenvolvimento regional e de representantes da sociedade civil organizada.

A atividade já aconteceu em Fortaleza (CE), Montes Claros (MG) e será realizada nesta semana em Salvador (BA), Aracaju (SE), Vitória (ES), São Luís (MA) e Teresina (PI). Após a consolidação das propostas discutidas nesses encontros, o Banco do Nordeste apresenta a versão final do plano de aplicação do FNE ao Ministério da Integração e à Sudene. Depois da análise por estas instituições, a programação é submetida à aprovação do Conselho Deliberativo da Sudene.

Em 2018, segundo estimativas do Banco do Nordeste, já foram contratados R$ 15,3 bilhões em recursos do FNE. O montante corresponde a 51% do valor total previsto para este ano. Comércio e serviços (36%), pecuária (26%) e agricultura (22%) foram, até 31 de agosto, os setores que mais demandaram recursos do Fundo.

Como obter o crédito

Os financiamentos do FNE, embora atendam também a grandes projetos, priorizam empreendedores de médio e pequeno porte. Possibilitam empréstimos para abertura do próprio negócio, investimentos para expansão das atividades, aquisição de estoque e até para custeio de gastos gerais relacionados à administração – aluguel, folha de pagamento, despesas com água, energia e telefone. Obter o recurso é simples e as condições são facilitadas, até mesmo com prazos de carência mais amplos. Os interessados devem procurar uma agência do Banco do Nordeste.

Administrados pelo Ministério da Integração, os Fundos Constitucionais atendem também as regiões Norte (FNO) e Centro-Oeste (FCO). Os recursos disponíveis a cada ano correspondem a 3% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Do total, são destinados 1,8% ao FNE, 0,6% ao FNO e mais 0,6% ao FCO. Além disso, o orçamento também é composto do retorno das aplicações de cada Fundo, do resultado da remuneração dos valores momentaneamente não utilizados e da disponibilidade de exercícios anteriores.

Calendário de reuniões do FNE:

Segunda-feira (17)
SALVADOR (BA)
Das 9h às 13h
Endereço: auditório da Superintendência do BNB – Av. Manoel Dias da Silva, 2450, Bairro Pituba

Terça-feira (18)
ARACAJÚ (SE)
Das 9h às 13h
Endereço: Rua Santa Luzia, 571, Bairro São José

Quarta-feira (19)
VITÓRIA (ES)
Das 14h às 18h
Endereço: auditório do Sebrae – Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170 – Bairro Enseada do Suá

Quinta-feira (20)
SÃO LUIS (MA)
Das 14h às 18h
Endereço: Associação Comercial Maranhense – Praça Benedito Leite, 264 – Centro

Sexta-feira (21)
TERESINA (PI)
Das 9h às 13h
Endereço: auditório da Superintendência do BNB – Rua Rui Barbosa, 163 – Centro