Orzil News
Brasília, April 24, 2024 10:29 PM

Seca e estiagem deixam municípios da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí em alerta

Publicado em: 21/09/2018 12:09 | Atualizado em: 21/09/2018 12:09

Seca e estiagem deixam municípios da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí em alerta

Situação de emergência foi reconhecida pela Defesa Civil Nacional e vai permitir o acesso às ações de apoio do Governo Federal

Por Assessoria de Comunicação – 21/09/2018 | 11:42

Brasília-DF, 21/09/2018 – A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência em 17 municípios que sofrem com a falta de chuvas na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e Piauí. A medida vai permitir que as prefeituras possam solicitar o apoio do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população, além do restabelecimento de serviços essenciais, como o abastecimento de água.

Os reconhecimentos decorrentes do prolongado período de seca e estiagem foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21) e terão vigência por 180 dias. A lista inclui os municípios de João Dourado, Lapão, Água Fria e Jaguaquara, na Bahia; Quiterianópolis e Pentecoste, no Ceará; Brasília de Minas, Chapada do Norte, Jaíba, Divisa Alegre, Botumirim, Virgem da Lapa, Porteirinha e Olhos D’Água, em Minas Gerais; Planalto da Serra,  em Mato Grosso; Curimatá e São Raimundo Nonato, no Piauí.

 Auxílio federal

O apoio da União às regiões atingidas por desastres naturais pode ser solicitado pelas prefeituras por meio de formulário disponível no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A análise dos dados é feita por técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e, se aprovados, os recursos são disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional.

Acesse a portaria.