Orzil News
Brasília, April 20, 2024 3:37 AM

50 anos do Projeto Rondon - Ministério da Defesa

  • #siconv
  • #tcu
  • #mrosc
  • #cgu
  • #ted
  • #tce
  • #projetos
  • #siafi
  • #cauc
  • #ministerios
  • #mma
  • #prefeitos
  • #cinema
  • #ti
  • #sismob
Publicado em: 25/10/2017 12:10 | Atualizado em: 09/01/2019 11:01

Sessão solene em homenagem aos 50 anos do Projeto Rondon

Fotos: Sgt Manfrim/MD

Para o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), brigadeiro Ricardo Machado Vieira, a sessão solene dá maior visibilidade ao projeto, que, neste ano, já realizou vários eventos comemorativos, como a Operação “Rondônia Cinquentenário. “Isso representa possibilidade de, cada vez mais, mostrar o Projeto Rondon e para conquistarmos emendas parlamentares para ampliar o nosso programa. Temos uma meta de termos mil estudantes a cada ano. Ficamos muito agradecidos, como coordenadores, dessa oportunidade”, disse o brigadeiro Machado.

O secretário da Sepesd, em sua fala no Plenário, lembrou que conhecer o País e participar do processo de desenvolvimento nacional foi o que motivou os primeiros rondonistas, em 1967, a irem para Rondônia. Esse movimento de extensão da comunidade universitária permanece até hoje, com o lema “lição de vida e cidadania”.

A professora Emi Lorenzetti, coordenadora do Núcleo Extensionista do Instituto Federal do Paraná, participa do Projeto desde 2012. “Nós plantamos ideias para população, que vão sendo colhidas ao longo do tempo, e o universitário convive com realidades que talvez jamais ele convivesse dentro de uma sala de aula ou dentro da Instituição somente”, afirmou a professora, que veio do interior do Paraná para participara da homenagem.

O deputado Alex Canziani destacou a importância do Projeto. “Tem por prioridade o desenvolvimento de ações transformadoras e duradouras para a população, ampliando as forças e os valores da sociedade local, por meio de atividades participativas, democráticas e emancipadoras”, afirmou Canziani.

Para Pedro Fernandes, coautor da homenagem, o projeto possibilita a integração das pessoas, dos estudantes e dos professores com a realidade brasileira. “ Nós precisamos lutar por esse Projeto, um projeto de integração, no qual os jovens acadêmicos conheçam a nossa realidade”, salientou.

Também participaram da Sessão Solene, o diretor do Departamento de Ensino do MD,  brigadeiro Augusto César Amaral, coordenador geral do Projeto Rondon; o chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética, almirante Nelson Nunes de Rosa, representando o comandante da Marinha; o chefe de Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento de Ciência e Tecnologia, representando o comandante do Exército, general Helio de Assis Pegado; o assessor especial do Ministro da Defesa, brigadeiro João Tadeu Fiorentini, representando a Aeronáutica; além de professores e universitários rondonistas.

Projeto Rondon

Uma Operação do Projeto Rondon segue várias etapas. O planejamento realizado se inicia com a definição da região e dos estados onde será realizada. Assim, é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas, que são atendidas com o apoio das Forças Armadas.

Nestes últimos 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações, em 1.164 municípios de 24 Estados, com a participação de 2.219 Instituições de Ensino Superior (IES) e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo com suas ações multiplicadoras cerca de 2 milhões de pessoas.

Em julho de 2018 serão realizadas as Operações “Pantanal”, no estado do Mato Grosso do Sul, e “Palmares, no estado de Alagoas.

Por major Sylvia Martins

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
61 3312-4071

REGISTRO AUT. 125985318082017/ORZIL


Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC

Correto entendimento do Marco Regulatório do Terceiro Setor, Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, alterada pela Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015, e regulamentada pelo Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016, que estabelece exigências para a seleção, celebração, execução, monitoramento, avaliação, acompanhamento e prestação de contas das parcerias; inclui novos instrumentos jurídicos (Termo de Fomento e Termo de Colaboração).

20, 21 e 22 de novembro de 2017 / Brasília – DF

FLYER-MROSC