Orzil News
Brasília, April 24, 2024 6:44 AM

Tesouro Nacional lança livro eletrônico com monografias premiadas em 2017

Publicado em: 08/11/2018 11:11 | Atualizado em: 08/11/2018 12:11

Tesouro Nacional lança livro eletrônico com monografias premiadas em 2017

A Secretaria do Tesouro Nacional lançou o e-Book “Finanças Públicas: monografias premiadas”, com os trabalhos vencedores do XXII Prêmio Tesouro Nacional, realizado em 2017. Os artigos foram escolhidos por uma comissão julgadora composta de especialistas de notório saber em Economia, Contabilidade ou Finanças Públicas.

Na edição de 2017, as monografias foram premiadas nos seguintes temas:

1) Dívida Pública e Concessão de Garantias

2) Alocação Eficiente do Gasto Público

3) Equilíbrio e Transparência Fiscal

Os três primeiros colocados foram contemplados com um prêmio em dinheiro e dois trabalhos receberam menção honrosa. Conheça os trabalhos premiados:

Classificação Tema e título Autores
1º Lugar Dívida Pública e Concessão de Garantias

 

“RESERVAS INTERNACIONAIS: NÍVEL ADEQUADO, CUSTO FICAL DE CARREGAMENTO E USO NO RESGATE DA DÍVIDA PÚBLICA”

Josué Alfredo Pellegrini
2º Lugar Equilíbrio e Transparência Fiscal

 

“TRANSPARÊNCIA FISCAL A PARTIR DO ERRO DE PREVISÃO DO BLALANÇO ORÇAMENTÁRIO; UMA ANÁLISE PARA O CASO BRASILEIRO”

Helder Ferreira de Mendonça e
Joseph David Barroso Vasconcelos de Deus
3º Lugar Equilíbrio e Transparência Fiscal
“IMPACTOS ECONÔMICOS E FISCAIS DA ATUAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL: O CASO DA REFORMA TRABALHISTA À LUZ DE UM MODELO DSGE”
Dayson Pereira Bezerra de Almeida
Menção Honrosa Equilíbrio e Transparência Fiscal

 

“RESULTADO ESTRUTURAL, CICLOS ECONOMICOS E OS DESAFIOS PARA AVALIAR O DESEMPENHO FISCAL”

Sérgio Wulff Gobetti, Rodrigo Octávio Orair e Frederico Nascimento Dutra
Menção Honrosa Equilíbrio e Transparência Fiscal

 

“IMPACTOS ECONÔMICOS DA REFORMA PREVIDÊNCIÁRIA: LIMITES DA PEC Nº 287/2016”

Carlos Eduardo de Freitas e

Nelson Leitão Paes

O Prêmio Tesouro Nacional

O Prêmio Tesouro Nacional foi instituído em 1996 como parte das comemorações do 10º aniversário da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Desde então, a STN promove o concurso anualmente, tendo a Escola de Administração Fazendária – ESAF como realizadora e a Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ como patrocinadora.

O Prêmio tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública. Os temas sempre fazem referência aos pilares que sustentam a atuação da Secretaria do Tesouro Nacional, configurados na sua missão institucional, que é gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilibrio fiscal e pela qualidade do gasto público.

Otávio Ladeira de Medeiros, Secretário Adjunto do Tesouro Nacional, entrega troféu ao vencedor do 1º Lugar, Josué Alfredo Pellegrini, Doutor em Economia pela USP e Consultor Legislativo do Senado Federal. grupo orzil.

Líscio Fábio Brasil Camargo, Subsecretário de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional, entrega troféu ao vencedor do 2º Lugar, Helder Ferreira de Mendonça, (representante da equipe), Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Titular do Departamento da Universidade Federal Fluminense.

Vinícius Mendonça Neiva, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Tesouro Nacional, entrega troféu ao vencedor do 3º Lugar, Dayson Pereira Bezerra de Almeida, Mestre em Economia no Setor Público pela UnB e Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.

Operacionalização do SICONV ( V )
– 26 a 30 de novembro de 2018 / Brasília – DF
Intensivo e Completo (5 dias de curso – 40 h/a): celebração, execução, fiscalização, prestação de contas e tomada de contas especial no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV; Inclui novas funcionalidades 2018 (Notificação Prévia/Inadimplência e Integração SICONV X SIAFI; Possibilidades de retenções ao incluir Documento de Liquidação e os rateios no Pagamento)