Orzil News
Brasília, March 28, 2024 11:47 PM

Salário mínimo de 2019 pode ser maior do que os R$ 1.006 previstos

Publicado em: 14/11/2018 13:11 | Atualizado em: 14/11/2018 14:11
  Brasília Embed

Samanta do Carmo

Em audiência na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (13), para explicar o Projeto de Lei do Orçamento para 2019, o atual ministro do Planejamento, Esteves Colnago, afirmou que o valor do salário mínimo pode ser maior do que o projetado em junho, quando a proposta foi enviada ao Congresso.

Isso porque o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que faz parte do cálculo para reajustar o salário mínimo, pode terminar o ano maior do que os 4,2% projetados.

O salário mínimo está previsto em R$ 1.006,00 para 2019. O ministro relembrou que o pagamento dos benefícios de prestação continuada e o Bolsa Família só têm recursos previstos até junho de 2019.

Para completar os recursos necessários, o próximo governo precisa conseguir ainda no primeiro semestre autorização do Congresso para contrair dívida.

Parlamentares e representantes da sociedade civil reclamaram da opção política do governo Temer ao escolher esse tipo de despesa para ficar condicionada.

José Ferreira, vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social comentou o risco.

O ministro afirmou que a opção do governo foi condicionar à aprovação do Congresso despesas que não enfrentariam oposição, como o Bolsa Família, para facilitar a articulação política do governo eleito.

Emendas Parlamentares
– 03 de dezembro de 2018 / Brasília – DF
Curso direcionado a proponentes, convenentes e concedentes: procedimentos para correta identificação, captação, formalização e execução de emendas. Inclui a nova Portaria Interministerial nº 10, de 23 de janeiro de 2018 que dispõe sobre procedimentos e prazos para apresentação, registro e operacionalização das emendas parlamentares individuais de execução obrigatória, e prazos e procedimentos para a superação de impedimentos técnicos.
Informações Completas+