Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:08 PM

ESG inicia segunda edição do Curso de Altos Estudos de Defesa

Publicado em: 01/03/2019 14:03 | Atualizado em: 01/03/2019 14:03
A segunda edição do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED), da Escola Superior de Guerra (ESG), teve início na terça-feira (26), no Ministério da Defesa.  O curso, que é equivalente à pós-graduação lato-sensu, desenvolve competências no campo da defesa nacional, contribuindo para a formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento e aplicação do Poder Nacional.
esta imagem não possui descrição

O curso terá a duração de 42 semanas, sendo desenvolvido na modalidade semipresencial. O CAED possui carga horária total de 657 horas/aula e, por ser uma pós-graduação lato sensu, exige a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, elaborado em forma de artigo científico. A turma terá a participação de 77 estagiários, sendo 32 civis, 42 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), dois estrangeiros (Peru e Argentina) e um policial militar do Distrito Federal.

A aula magna foi ministrada pelo secretário geral do Ministério da Defesa, Almirante Almir Garnier. Na ocasião, ele falou sobre temas como a estrutura da administração central do ministério, os projetos prioritários e sociais, e fez uma avaliação da conjuntura. “A ESG em Brasília é algo que tende a crescer. Aqui a gente tem a oportunidade de capturar toda a diversidade de conhecimento”, afirmou.

esta imagem não possui descrição

O analista de infraestrutura no Ministério da Economia Rone Barbosa é um dos estagiários da turma. Ele, que tem um projeto que envolve, informação, integração e inteligência, acredita que o curso é uma oportunidade de aprender na forma prática. “O civil e o militar podem trabalhar de forma conjunta e agregar valor ao serviço de ambos. É fundamental essa relação que vamos ter, essa proximidade vai propiciar um intercâmbio muito melhor”, apontou. A 1ª edição do CAED foi em 2018 e contou com a participação de 60 alunos.

A ESG

Desde sua criação em 1949, a Escola Superior de Guerra tem como proposta estudar o Brasil para compreender as necessidades para melhor poder servir, buscar o bem comum e atender o interesse nacional. Ao longo de mais de 65 anos de existência já formou mais de 8 mil pessoas, entre civis em militares, entre eles quatro presidentes da República, ministros de Estado e outros notáveis do cenário político brasileiro.

Por Julia Campos

[show_course id=”786,796″]