CGU e Instituto Ética Saúde assinam acordo de cooperação para aprimorar integridade privada

Instituto poderá enviar à CGU denúncias de corrupção e fraudes no setor da saúde

CGU e Instituto Ética Saúde assinam acordo de cooperação para aprimorar integridade privada

Acordo foi assinado pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, e pelo presidente do instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório – Foto: Ascom/CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ética Saúde (IES) firmaram nesta segunda-feira (24) acordo de cooperação técnica que permitirá o envio à CGU, por parte do IES, de denúncias de corrupção e fraudes em licitações e contratos administrativos em entidades do setor da saúde, no âmbito do Poder Executivo Federal.

O acordo, que tem por objeto o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas à temática de integridade privada, foi assinado pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, e pelo presidente do instituto, Gláucio Pegurin Libório.

Para o ministro Wagner Rosário, o fomento da integridade privada é essencial para o bom desempenho das atividades da administração pública, e, por isso, a CGU incentiva, apoia e participa de iniciativas do setor privado relativas ao tema. “Só assim, com parcerias entre os setores público e privado, alcançaremos a verdadeira integridade e a melhora da qualidade dos serviços entregues aos cidadãos”, enfatizou.

A cooperação prevê que o envio das denúncias, pelo IES, será feito por meio do sistema e-OUV, de forma manual ou automatizada, nos termos da Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, e do seu respectivo regulamento, o Decreto nº 9.492/2018.

O instrumento de cooperação também promoverá ações de fomento e capacitação recíprocas sobre o tema “integridade”, de acordo com a demanda apresentada pelas equipes técnicas de ambas as instituições.

IES

O Instituto Ética Saúde é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega empresas e instituições com a proposta e o compromisso de criar e seguir, voluntariamente, regras para a prevenção de suborno e corrupção no setor saúde. O IES busca garantir a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente.

Criado em 2014 como um movimento voluntário de empresas, o IES hoje desenvolve suas ações em três eixos de atuação: monitoramento de compliance; relações institucionais e de governo; e educação e sensibilização.

O instituto mantém um canal de denúncias independente, administrado por uma empresa especializada em gerenciamento de risco e compliance. O canal recebe e analisa todas as denúncias de violação no âmbito do Ética Saúde, gerando relatórios com informações que são encaminhados ao Conselho de Ética do IES.


Confira os nossos próximos Cursos Especiais

Captação de Recursos de Convênios
Curso específico para proponentes/convenentes: procedimentos para recebimento de recursos públicos; como identificar, pesquisar e selecionar programas federais e contatar setores responsáveis do Governo Federal. Inclui abordagem das novas regras que disciplinam as emendas parlamentares.
03 e 04 de setembro de 2019 / Brasília - DF
Projetos de Convênios – Elaboração e Análise
Curso Teórico para convenente e concedente com estudo prático sobre técnicas de elaboração, análise e avaliação de projetos e planos de trabalho de convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de fomento e termos de colaboração. Inclui demonstração no SICONV.
05 e 06 de setembro de 2019 / Brasília - DF
   

Nossos Clientes
Portfólio de mais de 2.500 instituições clientes e mais de 9.000 alunos capacitados
Produtos Orzil
Kits distribuídos aos alunos: qualidade e produção exclusiva
Cursos Realizados
Veja as fotos dos cursos da Orzil
Nosso Livro
A Orzil produz e publica obras de formação e capacitação de profissionais de gestão de políticas públicas
Pendrive Orzil
Mais de 2.500 arquivos, distribuídos em 47 pastas, com material bibliográfico complementar
Cartão Fidelidade
Desde 2011, o Cartão Fidelidade para clientes especiais: clientes Orzil