Orzil News
Brasília, April 19, 2024 4:46 PM

76 municípios são contemplados com o Programa Viver

Publicado em: 16/09/2021 19:09
Encontro virtual nesta quinta-feita (16) foi realizado para orientar os municípios sobre a implantação do Programa
76 municípios são contemplados com o Programa Viver

Foto: Banco de imagens/internet

OMinistério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realizou nesta quinta-feira (16) uma reunião virtual com os representantes e secretários municipais dos 76 municípios contemplados acerca da implantação do Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável. A coordenação do encontro foi da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI).

O encontro virtual com os municípios beneficiados pelo orçamento de 2020 serviu para orientar quanto aos procedimentos administrativos necessários ao recebimento da doação e inserção do Programa. A ação busca otimizar oportunidades em áreas como tecnologia, educação, saúde e mobilidade física. O MMFDH entrega itens como computadores, webcams, televisores ou projetores de imagem e impressora, mediante parceria com as prefeituras municipais.

“A inclusão da pessoa idosa na tecnologia digital é um instrumento libertador e emancipatório, que resulta na autonomia e na ampliação dos limites da convivência familiar e social”, ressalta o titular da SNDPI, Antonio Costa.

O Programa

O Programa Viver — Envelhecimento Ativo e Saudável foi instituído pelo Decreto n.º 10.133/2019. Tem por objetivos a inclusão digital e social da pessoa idosa, bem como contribuir para o direito ao envelhecimento ativo e saudável. A iniciativa não utiliza critério de classificação de renda para seu público beneficiário.

“Ainda, é necessário que o município possua conselho dos direitos da pessoa idosa precisa estar ativo e, além disso, a prefeitura deve disponibilizar o espaço para a instalação dos equipamentos”, explica o secretário Antonio Costa.

Conheça mais sobre o programa Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável

 

Para dúvidas e mais informações:

[email protected]

[email protected]

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

(61) 2027-3538