Orzil News
Brasília, April 24, 2024 7:09 AM

8 motivos que fazem cloud computing combinar com órgãos públicos

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
  • #serpro
Publicado em: 24/06/2020 16:06
Empresas de todo tipo vêm migrando para a nuvem, e entes do Estado têm motivos de sobra para aderir a essa tecnologia

imagem mostra secção de um braço tocando uma nuvem que representa a multicloud Serpro

Órgãos públicos buscam racionalidade e economia, como toda instituição atual em busca da excelência. Esse já é motivo suficiente para migrar o ambiente tecnológico de uma instituição de uma infraestrutura própria e física para a nuvem. Mas há características específicas do serviço público, como necessitar de uma extraordinária disponibilidade de recursos apenas pelo período final da data do vencimento de um prazo de edital, por exemplo. Ou atender à demanda sempre crescente de oferecer mecanismos que garantam transparência.

São particularidades que apontam a necessidade de inovar em tecnologia, e há muito mais a pensar nessa área. Para começar, confira oito motivos pelos quais cloud computing combina perfeitamente com órgãos públicos:

1. Proporciona redução de gastos

Elimina despesas como: construção de salas-cofres, suprimento de energia elétrica e refrigeração, compras de no-breaks e de outros equipamentos e softwares; diminuição de dispêndios com equipe qualificada, manutenção de instalações e equipamentos.

2. Libera a equipe de especialistas

Permite que a equipe de TI fique dedicada no desenvolvimento de serviços próprios do órgão público, sem ter de se dedicar ao gerenciamento de infraestrutura física.

3. Favorece maior efetividade

Confere mais agilidade para atualização tecnológica e na entrega de serviços.

4. Facilita a transparência

Suporta bem as iniciativas de Big Data e dados abertos, facilitando a abertura de informações governamentais que hoje se encontram em sistemas que controlam as operações cotidianas do Estado.

5. Oferece a escalabilidade

Atende a picos de demanda de serviços pela internet, tão frequentes no setor público, sem necessidade de alocar grande quantidade de recursos fixos. Permite que o contratante aumente ou diminua a capacidade do ambiente de computação em nuvem de acordo com suas necessidades.

6. Simplifica o controle

A contratação de serviços em nuvem de IaaS (infraestrutura como serviço) ou PaaS (plataforma como serviço) pode levar a uma redução de desvios e irregularidades, quando comparada às múltiplas contratações de máquinas, licenças de software, manutenção e suporte necessários para a operação de centro de processamento de dados próprio.

7. Auxilia o trabalho descentralizado

Disponibilizando serviços por meio de acesso à internet, pode proporcionar agilidade e economia para instituições públicas com unidades dispersas.

8. Diminui a burocracia

Redução do número de contratações de TI, que em geral envolvem somas expressivas e especificações complexas.

Quer saber mais? Baixe um ebook gratuito

A publicação Cloud Computing para órgãos públicos apresenta as vantagens de utilizar computação em nuvem por órgãos e entidades da administração pública.

Conheça agora

Para contratar os serviços de um fornecedor especializado em órgãos públicos, acesse a página da solução Serpro MultiCloud e saiba como transformar sua infraestrutura de TI em um ambiente flexível e atualizado, que favorece a inovação tecnológica e a desburocratização dos serviços públicos.

por Comunicação do Serpro 
[show_course id=”934,943″]
[show_course id=”940,938″]