Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:19 AM

A partir de abril, entra em vigor a nova lei de trânsito que endurece a penalidade para os motoristas que optam por beber e dirigir

Publicado em: 13/02/2021 14:02 | Atualizado em: 13/02/2021 14:02

Tenha responsabilidade no trânsito: Álcool e direção não combinam

WhatsApp Image 2021-02-12 at 16.50.10.jpeg

Mais de 50% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem alguém que dirigia alcoolizado. Visando diminuir essa estatística e preservar vidas, a partir de abril de 2021, entra em vigor a nova lei de trânsito que endurece a penalidade para os motoristas que optam por beber e dirigir.

O condutor embriagado ou sob efeito de drogas que provocar acidentes com lesão corporal – inclusive a considerada culposa, ou seja, sem intenção – será preso. Isso significa que o infrator não terá mais direito a substituir a pena de prisão por outras mais leves, como prestação de serviços à comunidade, algo permitido atualmente.

Para se ter uma noção do perigo de dirigir sob o efeito do álcool, um condutor embriagado que dirige em uma rodovia a 80 km/h e precisa frear o veículo repentinamente, demorará mais tempo para que a sua reação de defesa aconteça. Assim, maior é a distância percorrida antes da freada e, por consequência, maior a distância final percorrida antes de o veículo parar totalmente.

Desse modo, quanto mais álcool um motorista ingerir, mais longo será o tempo de reação e maior a probabilidade de não ser possível evitar uma colisão. O consumo de bebida alcoólica provoca, ainda, alterações do comportamento, das noções de perigo e do nível de consciência, inibindo barreiras morais e causando perda da autocrítica. Por essa razão, condutores sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e a não utilizar o cinto de segurança, resultando em acidentes mais graves.

A combinação é perigosa pois o motorista que une bebida e direção põe em risco não somente a própria vida, mas também de passageiros, outros motoristas, pedestres e ciclistas.

Carnaval

Mesmo com as festividades do carnaval proibidas, por causa da pandemia da covid-19, bares e restaurantes estarão abertos e se você for se encontrar com os amigos e familiares, não misture álcool e direção.

Um trânsito seguro começa por você. Tenha responsabilidade e faça sempre uma viagem segura.

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT