Orzil News
Brasília, April 25, 2024 6:27 AM

ABC na Prática libera novos módulos

Publicado em: 21/09/2021 13:09 | Atualizado em: 21/09/2021 13:09
Os módulos fazem parte do segundo programa de intervenção, Programa de Promoção nas Competências Leitoras.

O curso on-line ABC na Prática lançou dois módulos da segunda parte do manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para Leitura. O Programa de Promoção nas Competências Leitoras é voltado aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Cada módulo traz um vídeo, duas questões de avaliação e fichas de atividades.

Ao todo, O Programa de Promoção Precoce nas Competências de Leitura oferece doze módulos. Seu objetivo é desenvolver habilidades concentradas no princípio alfabético e na decodificação e promoção do conhecimento das relações letra-som.

“O conhecimento das relações letra-som é a base essencial para compreender o princípio alfabético constituindo-se como o preditor, que isoladamente mais contribui para explicar o sucesso na fase inicial da aprendizagem da leitura”, explica Ana Sucena, coordenadora do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CiiL), do Instituto Politécnico do Porto, de Portugal, um dos parceiros da ação.

Curso ABC
Com mais de 210 mil inscritos e 5,9 milhões de visitas, o Curso ABC é a primeira formação mais acessada no Ambiente Virtual do MEC (Avamec). Parte do Programa Tempo de Aprender, o curso é resultado da parceria entre a CAPES, a Secretaria da Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas: Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

A formação abriu mais 50 mil vagas, para professores-alfabetizadores e alunos de licenciatura. Os interessados podem se inscrever pelo Avamec, onde as aulas são oferecidas e terão acesso a todo conteúdo já disponível: 14 capítulos teóricos do Manual ABC e dez módulos do Manual ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

fonte:  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)