Orzil News
Brasília, March 29, 2024 10:45 AM

Acesso aos serviços públicos é facilitado para mais de 25 milhões de correntistas do Banco do Brasil

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #camara-dos-deputados
  • #portal-de-compras
Publicado em: 28/04/2020 17:04
Transformação digital e simplificação de canais disponíveis à população seguem diretriz de governo no enfrentamento à pandemia

 Só um login, só uma senha. A partir desta segunda-feira (27/4), todos os 25 milhões de brasileiros que utilizam os canais digitais do Banco do Brasil (BB) podem facilmente solicitar por ali serviços públicos on-line no portal Gov.br utilizando sua agência, conta e senha de oito dígitos. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e o banco desenvolveram um sistema seguro para que usuários com a autenticação bancária não precisem criar novas senhas no acesso a esses serviços. Com a integração do BB ao login único do governo federal, eles passam a utilizar o acesso do próprio banco.

A ação aproxima o governo do cidadão, sobretudo daquele que está em casa devido à Covid-19. “Todos aqueles que já são clientes do BB poderão criar seu perfil com um único login e senha. Ampliaremos a base de usuários dos serviços digitais, com elevada segurança e boa experiência de uso para o cidadão, que já está acostumado a utilizar o site ou aplicativo do banco regularmente”, ressalta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Na prática, todos os 809 serviços que o governo federal, estados e municípios já dispõem ali e os que adicionarem no login único – como, por exemplo, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de limpeza e iluminação pública – poderão ser acessados por meio da senha do home banking do BB.

“Neste momento de incertezas, nada melhor do que contar com o apoio do seu banco para dar a segurança e a comodidade para resolver serviços governamentais sem precisar sair de casa. O Banco do Brasil está ao lado dos brasileiros em todos os momentos, inclusive nesta crise. Esta estratégia vem ao encontro da necessidade de pessoas impossibilitadas de se deslocarem”, acrescenta o diretor de Governo do Banco do Brasil, Enio Mathias Ferreira.

Mais de um quarto da população brasileira já tem cadastro no login único – 60 milhões de pessoas, ao todo – e faz uso dessa facilidade. No primeiro trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novos perfis de acesso. Um dos principais serviços recentemente inseridos é o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação.

“Os dados cadastrais e financeiros do cidadão, assim como sua senha bancária, continuam sob a guarda do banco e sob nenhuma hipótese serão repassados ao governo. Os únicos dados trocados entre o BB e o Gov.br são o nome e CPF, após a autorização do cliente do BB, de forma a viabilizar a criação de sua conta na plataforma de autenticação do login único”, reforça o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira Ribeiro.

O que é o Login único

É a ferramenta com a qual o cidadão pode acessar serviços digitais com um único login e uma única senha. Ao acessar o Gov.br com o login único, o usuário tem à disposição serviços federais, estaduais e municipais já integrados ao sistema. Ele também pode ser utilizado em aplicativos, como o Meu INSS (do Instituto Nacional do Seguro Social) e a CNH digital (do Departamento Nacional de Trânsito/Denatran).

Estados e municípios

Há no login único serviços públicos do governo federal, do Distrito Federal e oito estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. As 27 juntas comerciais espalhadas pelo país também já estão integradas ao sistema, além de quatro municípios: São Paulo, Recife, Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC).

Números do login único

– 218 novos serviços digitais foram inseridos apenas em março;
– Com isso, o login único passou a contar com 809 serviços – aumento de 37% no número de serviços ali disponíveis;
– 60 milhões de pessoas – mais de um quarto da população brasileira – já têm cadastro no login único.

Como era antes

– Estados e municípios, apesar de serem as esferas que concentram a maior parte dos serviços públicos prestados à população, atuavam até então de forma isolada, sem coordenação com as iniciativas de transformação digital do governo federal;
– O resultado disso era a sobreposição de esforços;
– O cidadão precisava utilizar login e senha diferentes, em cada esfera do poder público, para solicitar o serviço desejado.

Como ficou após o login único

– O cidadão memoriza apenas um login e uma senha;
– Os usuários passam a consumir serviços públicos com acesso cada vez mais fácil, independentemente de quem presta o serviço.