Orzil News
Brasília, April 19, 2024 9:16 AM

Ações da Codevasf introduzem mais de 220 mil peixes em lagoas e rios da bacia do São Francisco

  • #codevasf
Publicado em: 17/02/2020 16:02 | Atualizado em: 17/02/2020 17:02

Reforço de espécies nativas como curimatã-pacu, pacamã e piau-verdadeiro auxilia na proteção ambiental e aumenta a variedade disponível

14 02 Peixamento

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou mais de 223 mil peixes de diferentes espécies em regiões da bacia do São Francisco. As atividades, realizadas em Alagoas e na Bahia, contaram com a participação de moradores de Porto Real do Colégio (AL) e Xique-Xique (BA), além de técnicos da entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e representantes das prefeituras locais.

Em Porto Real do Colégio, cerca de 120 mil peixes juvenis e alevinos das espécies cari, curimatã-pacu, pacamã e piau-verdadeiro foram introduzidos em um trecho do Rio São Francisco que banha o município. Os espécimes foram produzidos no Centro Integrado de Aquicultura e Recursos Pesqueiros da Codevasf na cidade.

“Com esse tipo de ação, a Companhia objetiva aumentar a quantidade e a variabilidade de espécies nativas no Rio São Francisco”, explica o chefe do centro de aquicultura de Porto Real do Colégio, Vinícius Dias Filho.

Já em Xique-Xique, foram lançados 103 mil alevinos em lagoas e unidades de produção de peixes mantidas pela Codevasf. A ação aconteceu após o fim do período chuvoso e de cheias na região do Médio São Francisco e contou com a participação de estudantes do ensino fundamental do Colégio Almir Pereira Bessa e alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Do total, 10 mil alevinos de curimatã foram para a Lagoa da Quixaba, na comunidade de mesmo nome. Na Lagoa Comprida, moradores de comunidades quilombolas auxiliaram na introdução de outros 23 mil exemplares da espécie – este foi o segundo ano consecutivo em que a Codevasf realizou peixamento na área.

Já no Povoado da Nova Iguira, foram introduzidos 70 mil alevinos de curimatã no Braço do Miradouro, canal que liga o Rio São Francisco à Ipueira de Xique-Xique. No local está instalado o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, unidade da Codevasf.

[show_course id=”892,881″]

[show_course id=”890,853″]