Orzil News
Brasília, March 29, 2024 9:16 AM

Aeroportos brasileiros recebem reconhecimento internacional por medidas sanitárias

Publicado em: 23/09/2020 16:09 | Atualizado em: 23/09/2020 17:09
Terminais de Guarulhos e Galeão são destaques na retomada segura e responsável dos voos no País

Aeroportos brasileiros recebem reconhecimento

O Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do país a contar com laboratório para realização de teste da Covid-19 – Foto: Divulgação/Agência Brasil

Dois aeroportos brasileiros foram reconhecidos internacionalmente por adotarem uma série de medidas para a proteção à saúde dos viajantes durante a retomada dos voos. O Aeroporto Internacional Tom Jobin, no Rio de Janeiro, recebeu, o selo da WTTC (World Travel & Tourism Council) que tem a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT). Já o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Garulhos, foi certificado pelo Airport Health Accreditation, entidade que avalia os protocolos implementados para a promoção da segurança dos passageiros, frequentadores e funcionários.

Entre as medidas adotadas pelos terminais aeroportuários estão:

• ações para garantia do distanciamento social;

• uso de equipamentos de proteção individual por passageiros e comunidade aeroportuária;

• disponibilização de dispenser de álcool em gel;

• tecnologia de medição de temperatura e mapa de calor do terminal;

• apresentação de medidas adotadas pelo setor de serviços, varejo e alimentação.

Além disso, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é o primeiro do país a contar com laboratório para realização de teste da Covid-19. Alguns países, como Portugal e França, exigem que os passageiros apresentem este tipo de teste para permitir a entrada em seus territórios.

Os terminais de Brasília e o de Confins (MG) também vêm adotando medidas para garantir a segurança sanitária dos passageiros. No aeroporto da capital federal, o uso de uma tecnologia, que afere a temperatura e verifica o uso de máscara de quem adentra aos portões de embarque, tem chamado a atenção.

Com informações do Ministério do Turismo