Para não interromper os trabalhos e colaborar com as medidas de prevenção e combate à Covid-19, o acesso ao protocolo da Advocacia-Geral da União (AGU)  está sendo realizado de forma eletrônica, por meio do sistema Sapiens.

Para auxiliar os usuários, um tutorial foi disponibilizado com as informações de como se cadastrar, utilizar a ferramenta e identificar a relação dos Protocolos Compartilhados que estão aptos a receberem a documentação de cadastro inicial para obtenção de login e senha. São 22 páginas com o passo a passo. Para acessar, basta clicar no link do tutorial abaixo.

Cadastro de Pessoa física

Pessoas físicas que precisarem fazer o cadastro tem duas opções. A primeira é para quem já tem certificado digital. Neste caso, basta acessar https://sapiens.agu.gov.br/protocolo e clicar na opção “Com Certificado Digital”.

Para quem não possui o dispositivo de assinatura eletrônica é necessário se dirigir à AGU para solicitar login e senha. O cadastro é feito em qualquer protocolo unificado da instituição. Mas é preciso ficar atento a documentação necessária: Termo de Responsabilidade original assinado, cópias de RG e CPF, ou de outro documento de identificação oficial com foto no qual conste CPF.

Cadastro de Pessoa Jurídica 
O cadastro de pessoa jurídica só é possível por meio de certificado digital, visto que, por Lei, toda empresa necessariamente deve ter certificado digital. Para cadastrar, o procedimento é o mesmo para a pessoa física com o dispositivo.

Protocolo eletrônico 
Após cadastro de login e senha basta acessar a área “Protocolo”. Todos os protocolos feitos pela pessoa estarão disponíveis. Em caso de novo documento, basta clicar no “+”.

Confira o tutorial no link abaixo:

Fonte: AGU

[show_course id=”928,929″]