Orzil News
Brasília, April 25, 2024 5:59 AM

AGU e CNJ celebram parceria para agilizar atendimento ao cidadão

Publicado em: 06/10/2021 18:10 | Atualizado em: 06/10/2021 18:10
Advocacia-Geral irá adotar a ferramenta Balcão Virtual

Imagem: Reprodução

Oadvogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, assinou nesta terça-feira (5) protocolo de intenções com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que a Advocacia-Geral da União (AGU) possa adotar o “Balcão Virtual”, ferramenta utilizada para facilitar o atendimento à população por tribunais e demais órgãos públicos.

A ideia é disponibilizar aos cidadãos ferramenta de videoconferência para que eles entrem em contato de forma prática e rápida com o setor de atendimento da instituição. Segundo o Advogado-Geral da União, o objetivo é possibilitar uma “ampla democratização do acesso aos órgãos da AGU” e elevar ao máximo a interação com advogados e com a população em geral.

“Essa belíssima iniciativa, que neste momento passamos a integrar, materializa um importante avanço na gestão e fornecimento de informações administrativas, jurídicas e judiciais a advogados e à população, o que marca o compromisso da gestão do presidente Luiz Fux à frente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, sempre em prol da transparência, da simplificação e da melhoria na prestação dos serviços para a população”, afirmou Bruno Bianco Leal no evento.

O advogado-geral elogiou a criação da ferramenta como mecanismo de “desburocratização e agilidade” no atendimento aos cidadãos. Ele lembrou que a AGU possui 330 unidades físicas, localizadas em 147 cidades diferentes, e disse que o Balcão Virtual combina o lado positivo das duas opções de atendimento existentes anteriormente – balcão físico e atendimento eletrônico tradicional, cujo atendimento não era feito de forma imediata e direta.

“Somos um dos maiores escritórios de advocacia do mundo, se não o maior, a depender do critério de análise. E a transparência e o atendimento ao público sempre foram e sempre serão prioridades da nossa instituição. Com o Balcão Virtual, poderemos atender mais facilmente advogados, partes, pessoas interessadas em realizar acordos, pagar dívidas ou efetuar parcelamentos”, afirmou.

O advogado-geral fez votos de que a adoção da ferramenta por parte da AGU sirva de exemplo e inspiração para outros órgãos do Poder Executivo, fazendo com que eles fiquem “cada vez mais próximos da população, já essa é nossa missão institucional enquanto servidores públicos, qual seja, servir ao público”.

 

A solenidade de assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante sessão do CNJ que contou com a participação dos conselheiros do órgão e outras autoridades da Justiça. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, agradeceu à AGU pela “importante parceria” firmada para ampliar o acesso à Justiça.

“O Balcão Virtual constitui importante elemento da Justiça Digital, segundo a visão estratégica que compartilho de um Judiciário mais eficiente, transparente, célere e digital, que atenda de forma cada vez melhor as demandas da sociedade em consonância com as diretrizes da Constituição Federal”, disse Fux.

fonte AGU