Orzil News
Brasília, March 28, 2024 5:23 PM

Alertas da Defesa Civil já chegam a 5,9 milhões de celulares em todo o Brasil

Publicado em: 18/02/2019 16:02 | Atualizado em: 18/02/2019 16:02
Para prevenir riscos e poupar vidas, mensagens por SMS informam a população sobre possíveis ocorrências de desastres naturais. O cadastro é feito por meio do envio de um SMS com o CEP para o número 40199

Brasília-DF, 14/2/2019 – A Defesa Civil Nacional enviou, desde a última semana, mais de 300 alertas de emergência a moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná, Distrito Federal e Sergipe. As mensagens por SMS informaram previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população. Mais de 5,9 milhões de celulares já estão cadastrados para o serviço – gratuito e disponível em todo o País.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que a iniciativa pode ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. “A tecnologia nos possibilita o envio dos alertas e, com eles, os brasileiros podem ser informados com antecedência para se prevenirem diante de qualquer risco”, explicou. O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel.

Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 8.700 alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.

Como utilizar

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

[show_course id=”787,782″]