Orzil News
Brasília, April 19, 2024 6:53 PM

Almirante Ilques Barbosa é o novo comandante da Marinha

Publicado em: 09/01/2019 16:01 | Atualizado em: 09/01/2019 16:01

Na manhã desta terça-feira (09), o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior tornou-se o novo comandante da Marinha do Brasil. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Clube Naval de Brasília e contou com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice-presidente, general Antônio Hamilton Martins Mourão.

O almirante Ilques assume o lugar ocupado pelo almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira nos últimos quatro anos. “Tenho a plena convicção da magnitude dos desafios que estamos enfrentando”, declarou o almirante ao assumir o posto mais alto da Marinha. Para a gestão que inicia, o almirante destacou a importância de dar continuidade às ações em curso e a necessidade de aprimorar a constante interação entre as Forças.

1 esq. alte Ilques; vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro Fernando Azevedo e alte Bacellar.
1 esq. alte Ilques; vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro Fernando Azevedo e alte Bacellar.

Em sua fala, o novo comandante listou como prioridades: os recursos humanos das Forças, os programas: nuclear e o de desenvolvimento de submarinos, a construção do Núcleo do Poder Naval e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.

Alte Ilques destaca necessidade de aprimorar a constante interação entre as Forças
Alte Ilques destaca necessidade de aprimorar a constante interação entre as Forças
Ministro Fernando Azevedo destacou êxitos da Marinha
Ministro Fernando Azevedo destacou êxitos da Marinha

Durante a solenidade, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ressaltou os avanços ocorridos nos projetos desenvolvidos pela Marinha nos últimos anos, como o programa nuclear e o de construção de submarinos.

“Esse último vivenciou uma importante e significativa vitória, com o lançamento, em 14 de dezembro, do primeiro dos quatro submarinos convencionais”, destacou o ministro Fernando Azevedo.

O titular da pasta da Defesa lembrou que a certificação do projeto básico do futuro submarino com propulsão nuclear representa “demonstração inequívoca da capacidade intelectual e da competência da nossa força de trabalho”.

Em suas palavras de despedida, o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira agradeceu o apoio de ex-ministros da Defesa e aos 80 mil homens e mulheres que compõe a Marinha do Brasil.

Ele reforçou a constante necessidade de manter a capacidade do poder marítimo, devido ao grande crescimento da economia marítima mundial. “Estamos entre os maiores produtores de petróleo no mar e as cargas movimentadas em nossos portos e terminais correspondem em volume a quase 10% do total do comércio marítimo internacional”, explicou o almirante Bacellar.

Participaram ainda da cerimônia os comandantes do Exército, general Villas Bôas, da Força Aérea, brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e demais autoridades civis e militares.

Por Lane Barreto

Fotos: Keven Cobalchini/ MD
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

Novo Curso Orzil 2019

Plano Anual de Contratações Públicas – A nova IN nº 1/SEGES/MPDG, de 29 de março de 2018
11 e 12 de março de 2019 / Brasília – DF
Curso Especial sobre o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações e a elaboração e execução do Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações, de caráter obrigatório a partir de 2019, no âmbito da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, com objetivo de induzir melhorias na governança, gestão e transparência das contratações públicas – maximização dos resultados institucionais. Fulcro na nova IN nº 1/SEGES/MPDG, de 29 de março de 2018, alterada pela IN nº 9/SEGES/MPDG, de 21 de novembro de 2018.
Informações Completas+