Orzil News
Brasília, April 20, 2024 12:53 PM

Amazônia Conectada: programa vai expandir internet com três mil km de fibra ótica

  • #mrosc
  • #contratos
Publicado em: 07/11/2020 18:11 | Atualizado em: 10/11/2020 06:11
O programa é uma parceria entre os Ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Três mil km de fibra ótica

Os cabos, quando ativados também irão conectar Manaus a Tefé, por 690 quilômetros no leito do rio Solimões – Foto: Divulgação/MD

OProjeto Amazônia Conectada visa expandir a infraestrutura de comunicações e levar internet à região amazônica por meio de três mil quilômetros de redes óticas subfluviais nos leitos dos rios. Desde o seu lançamento recebeu investimento de R$ 70 milhões em 1.200 quilômetros de cabos. O projeto foi instituído pela Portaria Interministerial nº 586, de 22 de julho de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região amazônica.

Neste ano, a instalação de mais 330 quilômetros de cabos conectando Novo Airão a Barcelos foi possível graças aos R$ 29,5 milhões recuperados pela Operação pela Lava-Jato. A próxima meta é conectar Manaus a São Gabriel da Cachoeira, todos municípios localizados no estado do Amazonas.

A fibra ótica subaquática também irá aprimorar a comunicação das forças militares que atuam na região, como a detecção de movimentos considerados anormais nas águas, permitindo a identificação de barcos suspeitos nos rios.

Com informações do Ministério da Defesa

Plataforma +BRASIL 5 – Completo (celebração, execução, acompanhamento/fiscalização e prestação de contas)

14 a 18 de dezembro de 2020 / Brasília – DF

Curso Presencial. Intensivo (5 dias de curso – 40 h/a). Ciclo completo de gestão das transferências voluntárias federais: celebração, execução, acompanhamento/fiscalização e prestação de contas no SICONV/Plataforma +Brasil.

Informações Completas+