Orzil News
Brasília, April 18, 2024 1:48 AM

ANAC - Manual para Monitoramento nos serviços auxiliares pelos operadores de aeródromos está disponível

Publicado em: 20/09/2018 10:09 | Atualizado em: 20/09/2018 10:09

Manual para Monitoramento da segurança operacional nos serviços auxiliares pelos operadores de aeródromos está disponível

19/09/2018 16h03

Os serviços auxiliares constituem uma atividade de grande relevância para o transporte aéreo. É importante que a segurança operacional, a eficiência e a regularidade das operações durante o voo estejam presentes também nas operações em solo.

Atento a essa questão, o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Infraestrutura Aeroportuária – BAIST propôs, em 2017, a elaboração de um manual de melhores práticas nos serviços auxiliares ao transporte aéreo. Um subgrupo foi criado, com a participação de representantes de operadores dos maiores aeroportos brasileiros e da ANAC, para desenvolvimento do material que resultou na edição do Manual para Monitoramento da segurança operacional nos serviços auxiliares pelos operadores de aeródromos. Para acessar o Manual, clique aqui.

Esse manual tem como escopo a apresentação de boas práticas que podem ser utilizadas pelos operadores de aeródromos no desempenho da sua função de coordenação e monitoramento da segurança operacional dos serviços auxiliares. Espera-se que a leitura do texto e a aplicação das práticas recomendadas, no que couber, possam resultar no aprimoramento da segurança nesse segmento das operações.

Ressalta-se que o cumprimento do disposto no manual não isenta o operador de aeródromo de atender aos requisitos estabelecidos nos regulamentos emitidos pela ANAC.