Orzil News
Brasília, April 20, 2024 3:15 AM

Anater inicia ações do Mais Gestão

Publicado em: 23/04/2018 13:04 | Atualizado em: 23/04/2018 13:04

Anater inicia ações do Mais Gestão

segunda-feira, 23 Abril, 2018

Rony Sousa

Nesta semana, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) inicia as ações do Programa de Ater Mais Gestão, que prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar, com foco no mercado.

O programa inicia no estado de Santa Catarina, com um curso de formação para extensionistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no período de 23 a 27 de abril, na cidade de Chapecó.

No estado catarinense, o Mais Gestão vai beneficiar 39 empreendimentos familiares, sendo estes cooperativas e associações que já vêm sendo assessoradas pela Epagri nas áreas de gestão, mercado e produção, para qualificar suas ações com foco ao acesso as variadas alternativas de mercado. “A iniciativa é muito importante para dar subsídio e apoio às cooperativas do Estado”, avalia Luiz Hessmann, presidente da Epagri.

O Programa

O Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

O presidente Valmisoney Moreira Jardim explica que a Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, cuja meta para este ano é atender 1.032 empreendimentos. “O Mais Gestão se configura como oportunidade para o aprimoramento gerencial de organizações econômicas da agricultura familiar, como associações e cooperativas, e sua inserção no mercado. Inicialmente, a Anater vai firmar parceria com entidades públicas prestadoras de Ater. A próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e todas as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) poderão participar do processo”.

De acordo com o presidente, o objetivo é ampliar e qualificar a oferta de assistência técnica em todas as unidades da Federação. “O Mais Gestão abrange as áreas de comercialização e marketing, finanças e custos, ambiental, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados”, completa.

O próximo estado a ser atendido pelo programa será o Rio Grande do Sul, numa parceria da Anater com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), beneficiando 124 empreendimentos.

O curso de formação dos técnicos envolvidos no programa está previsto para o período de 21 a 25 de maio.

Jerúsia Arruda
Assessoria de Comunicação Social
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural
(61) 2020-0905  /  99241-3607
[email protected]

REGISTRO AUT. 125985318082018/ORZIL


Formação de Gestores no Serviço Público (Liderança & Coaching)

Direcionado aos gestores que desejam desenvolver habilidades para conduzir, selecionar, gerenciar, motivar e desenvolver equipes. Incluí o papel do coaching no novo cenário institucional.

14 e 15 de maio de 2018 / Brasília – DF