Orzil News
Brasília, April 23, 2024 6:38 PM

Anvisa participará de webinar sobre lançamento da miltefosina

Publicado em: 23/03/2021 13:03

Esse é o primeiro medicamento oral para tratar a leishmaniose tegumentar. Evento será realizado nesta terça-feira (23/3) às 14h30.

A Anvisa irá participar, nesta terça-feira (23/3), às 14h30, de um seminário virtual, o chamado webinar, sobre o lançamento da miltefosina. Este é o primeiro medicamento oral destinado a tratar pessoas acometidas pela leishmaniose tegumentar (LT). 

O evento, promovido pelo GT – Leishmanioses do Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo divulgar informações sobre a incorporação, a oferta e o uso da miltefosina no SUS. É destinado a profissionais da saúde, pesquisadores, gestores públicos da saúde e à população em geral que tenha interesse no tema. 

Durante o seminário, a Agência abordará o enquadramento da substância miltefosina (de acordo com a Portaria 344/1998) e as medidas de controle do medicamento, previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 337/2020. A RDC dispõe sobre a atualização do Anexo I (listas de substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial) da Portaria 344/1998. 

Devido ao potencial efeito em causar malformações fetais (efeito teratogênico), o medicamento à base de miltefosina somente pode ser prescrito para mulher em idade fértil após avaliação médica com exclusão de gravidez e mediante a comprovação de uso de, no mínimo, dois métodos efetivos de contracepção. Ou, então, em mulheres que realizaram procedimento de esterilização definitiva e as com menopausa confirmada há, no mínimo, dois anos. 

Saiba mais 

leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e nas mucosas. Ela é causada por diversas espécies de protozoários do gênero Leishmania. No Brasil, há sete espécies de Leishmanias envolvidas na ocorrência de casos de LT. A doença é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas de flebotomíneos (espécie de mosca) infectadas. Os sintomas variam de acordo com o tipo de parasita transmitido pela picada e as condições imunológicas da pessoa. 

Webinar: Lançamento da miltefosina – primeiro tratamento oral para pessoas acometidas pela leishmaniose tegumentar 

Quando? 23/3, terça-feira. 

A que horas? 14h30. 

Perguntas aos palestrantes devem ser enviadas para http://bit.ly/webinar-miltefosina-março2021 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook@AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial 

Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária