Orzil News
Brasília, March 28, 2024 1:09 PM

Ao atingir marca de mil publicações, CNM lança coletânea da gestão municipal na Marcha

Publicado em: 30/01/2019 11:01 | Atualizado em: 30/01/2019 11:01

Ag CNM

A 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre 8 e 11 de abril em Brasília, irá celebrar diversas conquistas do movimento municipalista brasileiro. Entre elas, uma se destaca por usar o conhecimento como ferramenta de transformação da rotina dos gestores municipais e da população. Neste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) chega ao feito de ter lançado mais de 1.000 publicações sobre gestão municipal e, firmando compromisso com o seu público alvo, será divulgada uma coletânea das áreas técnicas que abrangem a administração local.

Em suas frentes de atuação (institucional, política e técnica), em quase quatro décadas de história, a entidade formou um repositório de conteúdo inédito e altamente qualificado para auxiliar os agentes municipais. As 1.008 publicações disponíveis atualmente na Biblioteca da CNM tiveram mais de 2 milhões de downloads desde março de 2014, quando começaram a ser contabilizados.

Tradicionalmente, a Marcha é o palco para novos lançamentos e, em 2019, além das revistas, cartilhas, folders e e-book sobre temas atuais de interesse do movimento, haverá uma coletânea das 16 áreas técnicas da CNM: Consórcios, Internacional, Finanças, Turismo, Previdência, Contabilidade, Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, Habitação e Planejamento Territorial, Meio Ambiente, Saneamento, Trânsito e Mobilidade.

Arquivo CNM

Informação acessível
A divulgação ocorrerá no palco principal e na programação paralela do evento, que reúne mais de 7 mil pessoas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Os gestores também poderão tirar suas dúvidas nos estandes setoriais e interagir com os panoramas do seu Município. Assim como no balanço que já está disponível no Conteúdo Exclusivo do contribuinte, ele conseguirá acessar os dados e informações com indicadores da sua cidade, separados por área da gestão local.

A supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, Thalyta Alves, destaca a importância do serviço: “Na segunda metade do mandato, os gestores municipais ainda enfrentam grandes desafios para produzir ações públicas que conduzam ao desenvolvimento econômico. Por essa razão, as cartilhas elaboradas pelos técnicos e consultores do Núcleo Econômico da CNM abordam temas que apoiarão nessa condução”. Entre o conteúdo que está sendo produzido, ela lista: A economia do Regime Próprio de Previdência para o Município; Como Melhorar a Arrecadação Municipal Sem Aumentar Impostos?; Accountability na gestão municipal: prestação de estação de contas e responsabilização; e Entendendo o Turismo como um vetor para o desenvolvimento municipal.

Ficou curioso para saber quais publicações foram as mais acessadas entre os mais de 2 milhões de downloads? Confira as cinco primeiras:

1 – Contabilidade: A nova Contabilidade Pública Municipal
2 – Finanças Públicas: Noções básicas para os Municípios
3 – Parecer nº 01/2009 – Da contribuição sindical dos servidores públicos estatutários municipais
4 – Nova Administração Pública: Gestão municipal e tendências contemporâneas
5 – Recursos financeiros no SUS

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

[show_course id=”787,782, 811″]