Orzil News
Brasília, April 23, 2024 11:44 AM

Aos 161 anos, Ministério da Infraestrutura atua para fazer a diferença na vida das pessoas

Publicado em: 30/07/2021 09:07 | Atualizado em: 30/07/2021 09:07
Em celebração à data, Tarcísio Gomes de Freitas destacou principais ações do Governo Federal nos últimos dois ano e meio
Em 161 anos de história, com diferentes denominações, mas sempre com o papel de transformar a infraestrutura brasileira, o Ministério da Infraestrutura atua para fazer a diferença na vida das pessoas. A afirmação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em discurso durante o evento que marcou o aniversário de criação da pasta.

Desde janeiro de 2019, o Governo Federal trabalha para retomar obras paradas de administrações anteriores, conceder ativos da União à iniciativa privada e, no fim, melhorar e diversificar os modais de transporte no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2021, foram 51 entregas de empreendimentos e 30 concessões por meio de leilões.

“Todo esse trabalho acontece para fazer diferença na vida das pessoas. É a pessoa que fica atolada que vai ganhar uma rodovia nova, aquela que vai ter uma estrada nova para facilitar sua vida e produtor que vai ter mais lucro porque o valor do frete será menor”, ressaltou.

Segundo o ministro, as ações do MInfra refletem diretamente na qualidade de vida do brasileiro. “Ano passado, pela primeira vez nós conseguimos tirar soja do Mato Grosso e levar pra China mais barato que o produtor americano, isso nunca tinha acontecido antes. É mais investimento, emprego,  transformação e integração regional”, concluiu.

IMPÉRIO – A trajetória da pasta teve início no ainda no Regime Imperial, quando, em 28 de julho de 1860 foi criada a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (Senacop). Como parte das comemorações dos 161 anos de estrada, 18 servidores foram homenageados com a primeira edição do Prêmio MInfra de Reconhecimento de Serviços Prestados.

“Os obstáculos são muitos, mas estão sendo superados porque eu tenho o melhor time do mundo. Independentemente do que aconteça no futuro, esse ministério ainda vai dar longos passos graças a vocês”, destacou ministro.

fonte : Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura