Orzil News
Brasília, March 29, 2024 2:10 PM

Aos 300 anos, Minas Gerais traz grandes atrativos para turista nenhum botar defeito

Publicado em: 02/12/2020 22:12 | Atualizado em: 02/12/2020 22:12

Diversidade natural, culinária e a hospitalidade dos mineiros são alguns dos incentivos para quem deseja conhecer o estado

Estado acumula histórias, culturas e sua vasta gastronomia. Crédito: Arquivo/MTur

“Uai, sô”, traz aquele pão de queijo e o cafezinho que hoje vamos celebrar o aniversário de Minas Gerais com alguns dos ingredientes que compõe a mineirice. Dona do maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade declarados pela Unesco e do teatro mais antigo em atividade das Américas o estado completa, nesta quarta-feira (02.12), 300 anos de muita história, cultura, hospitalidade e aquela culinária que só os mineiros sabem fazer. Não foi à toa que 97,3% dos turistas internacionais que visitaram Minas aprovaram a sua gastronomia.

Mas, nem só de boa comida vive Minas Gerais. O estado é rico de história, sendo palco de um dos maiores movimentos político e histórico do país, a Inconfidência Mineira. Também foi um importante polo produtor de ouro, pedras preciosas e de outros minérios por séculos. Além disso, o local, onde hoje está situado, já foi banhado pelo mar há cerca de 550 milhões de anos. A constatação é de um estudo de geólogos e paleontólogos da USP e Unesp que encontraram na cidade de Januária, fósseis de antigos animais marinhos.

Também não faltam belezas naturais aos mineiros. Eles possuem a 3ª maior cachoeira do Brasil – a do Tabuleiro – localizada em Conceição do Mato Dentro, considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real. Tem ainda três dos cinco maiores picos do país, sendo o da Bandeira, situado no Parque Nacional do Caparaó, um dos queridinhos dos visitantes. O estado abriga também o 3º maior complexo de lagoas do Brasil – 42 – dentro do Parque Estadual do Rio Doce, além de concentrar a maior floresta tropical de Minas. Localizado entre Dionísio, Marliéria e Timóteo, é um “trem bão demais da conta” pra quem gosta de natureza.

Na capital encontra-se 0 maior complexo cultural do Brasil: o Circuito da Liberdade. O local concentra 15 espaços entre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico. E não podemos falar de Minas Gerais sem citar o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo: o Instituto Cultural Inhotim. O espaço, localizado em Brumadinho, expõem, em seus pavilhões, galerias e jardins, obras de relevantes artistas nacionais e internacionais.

Sem contar as personalidades nascidas no estado. O Rei do Futebol, por exemplo, é mineiro. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu na cidade de Três Corações. O médico sanitarista, Carlos Chagas, que foi o grande responsável pelo combate a Malária, é de Oliveira (MG). Além de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, que ficou conhecido por ter sido o primeiro a realizar um voo em um avião a motor, sem equipamentos de lançamento.

Sua vasta história, rica cultura, deliciosa culinária, grandes personalidades e muitos atrativos culturais tornaram Minas Gerais um dos principais destinos turísticos do país. Ao longo dos 300 anos, milhões de pessoas conheceram um pouco do que há de melhor desse grande estado brasileiro. E que venham mais 300! Parabéns, Minas Gerais.

COMEMORAÇÕES – O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participa nesta quarta-feira (02.12) da Cerimônia que celebra os 300 anos de Minas Gerais e da inauguração do Circuito Luzes da Liberdade. Este último traz um novo formato às comemorações de Natal, em Belo Horizonte. A programação cultural e de iluminação será desenhada em um circuito que vai desde a Praça da Liberdade até a Praça da Estação, passando por pontos específicos da Rua da Bahia, logradouro da capital mineira que concentra uma série de edificações. Também haverá o lançamento do projeto 300 +1, com eventos comemorativos ao longo de 2021, uma vez que, em 2020, o calendário de atividades foi interrompido pela pandemia de covid-19.

Edição: Lívia Nascimento