Orzil News
Brasília, April 25, 2024 8:14 AM

Apesar da crise, há empresas contratando. Veja como se sair bem na entrevista on-line

  • #grupo-orzil
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 28/05/2020 09:05 | Atualizado em: 28/05/2020 09:05

Consultor de carreira ensina como ter sucesso e conquistar o recrutador em uma entrevista remota, mesmo à distância

A pandemia do novo coronavírus colocou em risco empregos de diversas áreas. No entanto, há muitas empresas que estão se ajustando ao novo cenário e seguem contratando. A demanda por profissionais para a indústria farmacêutica, para o setor de alimentos e para o setor de tecnologia, por exemplo, cresceu nas últimas semanas.

Mas, como ter sucesso em uma entrevista remota? A seguir, o consultor de carreira Emerson Weslei Dias ensina o que fazer para conquistar um recrutador mesmo a distância:

1 – Pesquise sobre a empresa

Busque informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. O site oficial e as redes sociais são ótimos para ter uma referência da cultura organizacional e do que esperar na entrevista. Isso torna a conversa mais fluida e mostrará a ele que você teve a iniciativa de pesquisar.

2 – Teste sua conexão

A conexão com a internet é um problema muito comum em uma entrevista on-line. Também é importante entender como funciona a ferramenta que será utilizada. Por isso, é importante fazer testes antes do horário agendado com o recrutador. Se a internet ficar instável ou caindo durante a entrevista, você terá dificuldades em manter uma conversa fluida, o que pode prejudicar o entendimento e prejudicar a sua avaliação.

3 – Escolha bem o local da entrevista

Para escolher o melhor local para conversar com o recrutador leve em consideração a qualidade da conexão, possíveis ruídos que podem atrapalhar o andamento da entrevista e o cenário de fundo – quanto mais “clean”, melhor.
 
4 – Vista-se de forma adequada

Ainda que seja tentador ficar em casa de calça de moletom e camiseta velha, escolha usar o mesmo tipo de roupa que usaria para uma entrevista pessoalmente. Além disso, atente-se também ao cabelo, à maquiagem e à barba.

5 – Avise as outras pessoas da sua casa

Em época de quarentena, é natural que seu marido, mulher e filhos estejam em casa. Por isso, é fundamental informá-los sobre o horário da entrevista e a necessidade de privacidade e silêncio durante esse período.

6 – Cuidado com as distrações

Como a entrevista será em um ambiente virtual é importante evitar possíveis distrações. Sendo assim, feche programas ou abas do navegador antes de começar a conversa. Isso impede qualquer tipo de distração, além de deixar o computador mais rápido. O celular também deve ficar no modo silencioso.

Fonte: Estado de Minas

[show_course id=”928,929″]