Orzil News
Brasília, April 19, 2024 7:13 PM

Aplicativo permite ao cidadão fiscalizar recursos investidos em seu município

Publicado em: 09/07/2018 14:07 | Atualizado em: 09/07/2018 15:07

Aplicativo permite ao cidadão fiscalizar recursos investidos em seu município

 06 de Julho de 2018, 20h51

APP SICONV CIDADÃO

Com toques no celular, será possível indicar necessidades como construção de escolas, postos de saúde e áreas de lazer com recursos do governo federal

Apresentado na abertura do III Fórum Nacional das Transferências Voluntárias, em Brasília, o aplicativo Siconv Cidadão é mais uma ferramenta de transparência e controle social. Ele busca estimular a participação da sociedade na fiscalização dos recursos repassados pelo Governo Federal aos estados e municípios.

Por meio do aplicativo Siconv Cidadão – disponível nas lojas da Google Play e Apple Store – o usuário poderá também indicar a necessidade de políticas públicas em seu município, como construção de escolas, postos de saúde, áreas de lazer, entre outras.

O aplicativo permite que o cidadão acompanhe se a obra está no andamento adequado, se está sendo executada com padrões de qualidade aceitáveis e se os recursos resultarão, de fato, num investimento que vai resultar em benefícios para aquela comunidade.

Com essa ferramenta, o cidadão passa a ter uma participação ativa como fiscal da aplicação dos recursos.

O APP destina-se a divulgar parcerias firmadas entre a União e os estados, municípios e organizações da sociedade civil, para repasse de recursos via transferências voluntárias.

FUNCIONALIDADES

O cidadão contará com quatro principais funcionalidades no aplicativo, de tal forma que possa fazer o acompanhamento dos investimentos realizados nas cidades mediante avaliação, envio de fotos georreferenciais e denúncias, se for observada alguma irregularidade.

A plataforma do Siconv Cidadão foi construída para simular um jogo, com avatar, pontuação, metas, ranking e interação entre os usuários. O cidadão pode escolher um personagem, conquistar metas e marcar pontos, facilitando – de forma interativa – a comunicação com o Governo Federal.

Ao entrar no aplicativo, o perfil do usuário é localizado no mapa e indicará os instrumentos financiados com recursos públicos federais próximos a sua região, bem como as necessidades já indicadas por outros participantes.
Dessa maneira, todos serão capazes de estimular e auxiliar o governo na identificação de pontos de atenção e correção de desvios em cada instrumento firmado.

As denúncias efetuadas no APP são direcionadas ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. O órgão enviará um número de protocolo ao cidadão para o acompanhamento da análise da denúncia.

O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV) é uma iniciativa do Governo Federal responsável por todo o ciclo de vida dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria. Nele são registrados os atos, desde a formalização da proposta até a prestação de contas final.

Telas do APP Siconv Cidadão

telas app siconv cidadao