Orzil News
Brasília, March 28, 2024 2:05 PM

As maravilhas do Brasil em 360º

  • #grupo-orzil
  • #siconv
  • #orzil
  • #convenios-publicos
  • #orzilnews
  • #convenios-federais
  • #servidor-publico
Publicado em: 22/05/2020 16:05

Site AirPano disponibiliza imagens magníficas de algumas das regiões ícones do turismo brasileiro

Por Rafael Brais

1000cristo 360.jpg

Cristo Redentor proporciona uma vista singular da Cidade Maravilhosa. Crédito: www.airpano.com

Já pensou em dar um passeio de 360º por algumas das principais cidades turísticas do Brasil? Passear pelas belezas do Rio de Janeiro (RJ), com destaque para imagens deslumbrantes do Cristo Redentor; se encantar com os Lençóis Maranhenses (MA), rodar pela gigante São Paulo (SP), se encantar com as Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), simular uma caminhada pelas peculiares ruas de Paraty (RJ) e visitar as belezas únicas de Brasília (DF)? Esta é a proposta do site AirPano, que oferece, desde 2006, registros dos cantos mais significativos e interessantes do mundo. As fotos em 360º do Brasil podem ser vistas aqui.

O tour virtual permite conhecer, por exemplo, o Rio de Janeiro, metrópole mundialmente conhecida por sua excepcional interação entre cultura e natureza. O passeio inclui a Floresta da Tijuca (considerada a maior mata urbana do mundo); as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; o Pão de Açúcar, com o vai e vem do seu Bondinho, e o Corcovado, palco de uma estátua gigante do Cristo Redentor. O imponente monumento, situado a 710 metros acima do nível do mar, proporciona uma vista singular da Cidade Maravilhosa.

Ainda em terras fluminenses, o site leva o internauta à cidade histórica de Paraty, no litoral sul do estado. Distante cerca de 250 quilômetros da capital, o rústico e charmoso município abriga um Centro Histórico que remonta ao período colonial, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Nacional. Em 2019, Paraty, ao lado da vizinha Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco, tornando-se o primeiro sítio misto do tipo do Brasil.

Foz do Iguaçu é outro destino ao alcance do visitante do portal. Com cenários impressionantes, a cidade oferece diversas opções de atrativos. O ponto alto fica por conta das belas e mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2012 como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza; e da Hidrelétrica de Itaipu, que neste ano atingiu o recorde de 20 milhões de visitantes.

1000cristo 360 4 foz.jpg

Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2012 como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Crédito: www.airpano.com

O AirPano convida o usuário ainda a percorrer São Paulo, com sua mistura de estilos e culturas e que atua como grande centro de negócios, entretenimento e lazer. A capital reúne inúmeras salas de cinema, teatros, espaços culturais, museus, edifícios históricos, galerias de arte, áreas para grandes eventos e parques naturais. Seja qual for o estilo do visitante, a cidade tem muito a oferecer: conhecimento, memórias, cozinha brasileira e renomados restaurantes de gastronomia internacional, além de uma agitada vida noturna.

O passeio online também inclui as peculiaridades de Brasília. Projetada pelo urbanista Lucio Costa, que juntamente com o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx e o artista Athos Bulcão deram forma à capital do país, a cidade ostenta o título de ícone mundial. Suas belas construções, erguidas por pioneiros, fizeram dela o primeiro bem moderno inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade (1987), além de levá-la a compor, desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da entidade, no campo do design.

O site destaca ainda as belezas singulares dos Lençóis Maranhenses, região onde a geometria das dunas moldadas pelos ventos e suas lagoas formadas pela água da chuva compõem o principal atrativo. O Parque Nacional, localizado a 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, atrai turistas interessados em conhecer o único deserto do mundo em meio a lagoas, onde principalmente entre os meses de junho e setembro é possível se banhar em águas cristalinas.

1000cristo 360 3.jpg

 Lençóis Maranhenses: dunas moldadas pelos ventos e lagoas formadas pela água da chuva. Crédito: www.airpano.com

NÃO CANCELE – Em meio a restrições ainda impostas pelo novo coronavírus, vários estados brasileiros estimulam turistas a adiar viagens aos seus destinos. Eles utilizam perfis nas redes sociais para exibir atrativos e sugerir a retomada do turismo após o fim a pandemia. As iniciativas se somam à campanha digital ‘Não cancele, remarque!”, desenvolvida pelo Ministério do Turismo. A ação busca proporcionar a manutenção de pacotes e serviços contratados, permitindo a preservação de milhares de empregos no segmento. (Acesse aqui)

INSTAGRAM – Uma boa fonte de inspiração para viagens no futuro é o perfil do Ministério do Turismo na rede social. Por meio da plataforma, o órgão divulga destinos de todo o Brasil, a partir de imagens enviadas por usuários e seguidores do país. Para ter uma foto exposta na página do MTur, basta marcar as tags #MTur e #ViajeDeCasa nas suas publicações.

Edição: André Martins


[show_course id=”928,929″]