Orzil News
Brasília, March 29, 2024 1:28 PM

As OSCs no universo do sistema prisional brasileiro

  • #mrosc
Publicado em: 07/02/2022 13:02

ESTUDO

As OSCs no universo do sistema prisional brasileiro

Foi prorrogado até o dia 15 de fevereiro o prazo de preenchimento dos dados da pesquisa “As OSCs no universo do sistema prisional brasileiro”. O formulário está disponível no Mapa das OSC e podem participar organizações que:

  • desenvolvem alguma ação ligada ao sistema prisional brasileiro; ou
  • trabalha ou já trabalhou com pessoas privadas de liberdade, familiares de detentos e/ou egressas do sistema prisional

O objetivo do estudo é conhecer melhor as organizações da sociedade civil que desenvolvem ações ou projetos em temas ligados ao sistema prisional brasileiro ou que tenham como público pessoas privadas de liberdades, suas famílias e egressos do sistema prisional.

A pesquisa faz parte de uma parceria, firmada em 2019, entre o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e visa contribuir para o aperfeiçoamento do Cadastro Nacional de Participação Social na Execução Penal e das ações de apoio do DEPEN junto a essas organizações.

O preenchimento do formulário é simples e leva cerca de 10 minutos. Participe! Queremos saber mais sobre seus projetos e ações e quais os desafios enfrentados no dia a dia de sua entidade. Sua participação vai ajudar o poder público a pensar medidas que propiciem cada vez mais o envolvimento da sociedade civil no processo de execução da pena e na reintegração social de pessoas em privação de liberdade e egressas do sistema prisional.

Clique aqui para acessar o formulário

FUNCIONALIDADES 1

Biblioteca do Mapa é atualizada com novas publicações

Com o objetivo de reunir informações sobre temas relacionados ao universo das organizações da sociedade civil, o Mapa das OSC mantém uma Biblioteca digital. São mais de 50 publicações disponíveis para download gratuito, em PDF, sobre assuntos como: governança, investimento social privado, filantropia, gestão de OSCs, entre livros, estudos, notas técnicas entre outros tipos de materiais. Recentemente, o acervo foi atualizado com o Censo GIFE 2020, lançado no fim do ano passado – e que fornece um panorama sobre recursos, estrutura, formas de atuação e estratégias das empresas e dos institutos e fundações empresariais, familiares e independentes que destinam recursos privados para projetos de finalidade pública – e o Manual MROSC e COVID-19, com informações práticas de apoio às organizações durante a pandemia.

FONTE DE INFORMAÇÃO

Estudo sobre gênero e raça no terceiro setor utiliza dados do Mapa

​ A pesquisa “Governança inclusiva no terceiro setor – Gênero e raça” foi publicada em 2021 com a finalidade de apresentar um retrato atualizado da presença de mulheres e pessoas negras nas OSCs e para embasar ações a serem adotadas por organizações brasileiras que desejam introduzir práticas e mecanismos para a promoção de equidade de gênero e raça. Coordenada pela Consultoria Gema e executada pelo Instituto Matizes, o estudo – que inclui, também, dados do Mapa das OSC – compreendeu a realização de um workshop inicial e entrevistas individuais com pessoas que atuam profissionalmente do setor e de pessoas que contribuem para a produção de conhecimento sobre os diversos temas abordados. Clique aqui para ler.

FUNCIONALIDADES 2

Novos tutoriais auxiliam navegação no Mapa

A seção de tutorias do Mapa das OSC foi atualizada com mais materiais que têm o objetivo de ajudar as OSC quanto ao uso da plataforma. Agora, há um tutorial que auxilia o representante cadastrado a inserir e atualizar informações na página da sua organização e outro voltado exclusivamente para a inserção e atualização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui para acessar. Caso tenha alguma sugestão de tutorial, entre em contato pelo Fale conosco.

Mapa das Organizações da Sociedade Civil: https://mapaosc.ipea.gov.br. Acesse!