Orzil News
Brasília, March 29, 2024 4:47 AM

Astro do futsal, Falcão aceita convite e se junta ao time de embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em: 06/02/2021 00:02 | Atualizado em: 06/02/2021 00:02
JEB’s serão disputados no Rio de Janeiro, a partir de 29 de outubro, e vão reunir mais de 6,2 mil crianças e jovens, de todas as unidades da Federação

WhatsApp Image 2021-02-05 at 14.50.10.jpeg

Foto: Confederação Brasileira de Futsal

Mesmo que você seja um apaixonado por esportes, é possível que o nome Alessandro Rosa Vieira soe como desconhecido. Mas quando o apelido Falcão entra em cena, é quase certo que você o conheça e já tenha se encantado com dribles e gols fantásticos daquele que é tido como o maior jogador de futsal de todos os tempos.

Para mim é um prazer muito grande ser lembrado como um dos embaixadores e fazer parte de um time tão seleto e de poder resgatar os JEB’s, que fazem parte da infância e da adolescência de muita gente”

Falcão, embaixador dos JEB’s

Aos 43 anos e aposentado das quadras desde o fim de 2018, Falcão aceitou o convite do secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e, com isso, é o 13º astro do esporte brasileiro confirmado como embaixador dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021.

“Para mim é um prazer muito grande ser lembrado como um dos embaixadores e fazer parte de um time tão seleto e de poder resgatar os JEB’s, que fazem parte da infância e da adolescência de muita gente”, declarou Falcão.

“Todos nós, da Secretaria Especial do Esporte, estamos muito contentes com o timaço de embaixadores dos JEB’s que já conseguimos reunir”, afirmou Marcelo Magalhães. “Todos os nossos embaixadores são atletas espetaculares e tenho certeza de que as crianças viverão dias inesquecíveis no Rio de Janeiro e que levarão as experiências que viverão lá para o resto de suas vidas”, prosseguiu o secretário Especial do Esporte.

Falcão é mais uma estrela no time de atletas consagrados que, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, participarão dos JEB’s no Rio de Janeiro. O evento, que volta a ser disputado após um hiato de 17 anos, reunirá mais de 6,2 mil estudantes, nascidos em 2007, 2008 e 2009, de todas as unidades da Federação.

Além de Falcão, Nenê Hilário (que por 17 anos atuou na NBA), Daniel Dias (multicampeão da natação paralímpica), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Serginho e Giba (ambos campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica), Flávia Saraiva (destaque da seleção brasileira na ginástica artística),  José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu) estão confirmados como embaixadores dos JEBs.

Todos os nossos embaixadores são atletas espetaculares e tenho certeza de que as crianças viverão dias inesquecíveis no Rio de Janeiro e que levarão as experiências que viverão lá para o resto de suas vidas”

Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania

Todos acompanharão a competição de perto e poderão compartilhar com as crianças e jovens as incríveis histórias de suas bem-sucedidas carreiras no esporte.

“Eu infelizmente não disputei os JEB’s, mas fui a algumas competições e acho fantástico que os Jogos Escolares Brasileiros retornem depois de tantos anos. Sabemos que o sedentarismo está aí e é importante mexer com as crianças para que elas pratiquem esporte. E isso tudo podendo ter os ídolos, as referências de vários esportes, dando esse incentivo para as crianças”, ressaltou Falcão.

“Tenho certeza de que voltar a disputar essa competição vai ser bacana para todas as crianças e adolescentes. Podem contar comigo e que o futsal, assim como todos os outros esportes, possa incentivar a vida de todos eles. Com certeza daí sairão muitos atletas profissionais e quem não se tornar profissional vai colocar a prática de esporte como forma de vida”.

Quatro vezes o melhor

Eleito o melhor jogador de futsal do mundo pela FIFA em quatro ocasiões (2004, 2006, 2011 e 2012), Falcão defendeu a Seleção Brasileira em 258 jogos, tendo marcado 401 gols com a camisa do Brasil.

Sua atuação em quadra foi fundamental para que a Seleção Brasileira conquistasse dois mundiais (2008, no Brasil, e 2012, na Tailândia) e diversos outros títulos, entre eles a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Ao longo de quase duas décadas, Falcão construiu uma carreira notável, marcada por mais de 100 títulos e três mil gols, incluindo os que marcou pela Seleção e pelos clubes que defendeu.

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 terão disputas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento terá, como modalidades demonstrativas, skate, escalada, dança, curling e polo aquático.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).

Com o total de 18 edições entre 1976 a 2004, o JEB’s foi a principal plataforma de esporte educacional daquele período. Agora, em sua retomada, a competição – único evento escolar com a presença de todos os estados da federação – tem como objetivo ser a base de formação esportiva no Brasil, contribuindo para o desenvolvendo de crianças e jovens e fomentando o esporte escolar no país.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania