Orzil News
Brasília, April 19, 2024 10:05 AM

Atividades do Conexão DNIT ajudam a conscientizar alunos e pais sobre os riscos do uso do celular no trânsito

  • #mrosc
Publicado em: 30/10/2020 09:10

WEBI_29-10-2020.png

Não é de hoje que celular e volante não combinam. Não por acaso, o uso do smartphone por motoristas enquanto dirigem aparece em terceiro lugar na lista de causas de acidentes de trânsito com morte no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Além disso, dados do relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados pelo Ministério da Saúde, voltado especificamente para o trânsito, apontam que 19,3% dos motoristas das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal admitiram usar o celular enquanto dirigem.

Para ajudar a reverter esse cenário e conscientizar os riscos decorrentes dessa prática, proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e classificado como infração gravíssima -com multa de R$ 283,47 e com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) -, a discussão sobre o uso do celular no trânsito é abordada pelo Programa Conexão DNIT.

Atividades em destaque

As atividades disponibilizadas pelo Programa Conexão DNIT foram desenvolvidas pelo Núcleo de Educação para o Trânsito do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de modo a serem inseridas nos planos de ensino das disciplinas escolares sem prejuízos ao calendário letivo.

No total, em seu portal e em seu aplicativo móvel, o Programa Conexão DNIT conta com quatro atividades relacionadas ao uso do celular no trânsito. Como curiosidade, as atividades também focam no pedestre e não apenas no motorista, destacando que mesmo os transeuntes estão sujeitos a provocar acidentes por estarem distraídos com a cabeça baixa, focados na tela dos smartphones.

Confira a seguir os destaques de cada atividade.

Celular no trânsito

No Brasil, o uso do celular ao dirigir é a terceira maior causa de mortes no trânsito – 6º ano – Língua Portuguesa

A atividade objetiva discutir, através da leitura de um texto sobre o uso de celular ao dirigir, as consequências dessa atitude para os usuários do trânsito, relacionando-as com as vivências do círculo familiar dos estudantes. Para sintetizar as discussões sobre a falta de atenção das pessoas e o uso inadequado do celular no trânsito, a proposta da atividade é a criação de uma História em Quadrinhos (HQ) que proporcione, aos estudantes, a reflexão, a interação e o trabalho colaborativo.

Por onde caminha a sua atenção?

Os celulares estão desviando a atenção das pessoas: onde está a sua? – 8º ano – Língua Portuguesa

Essa atividade objetiva desenvolver a reflexão dos estudantes sobre a importância da atenção ao transitar, sublinhando os perigos do uso do celular no trânsito, a partir da análise de uma ilustração e da leitura de um miniconto, como também da recriação desse miniconto com narrativas que primam pela segurança ao transitar, fazendo correlações com os espaços de vivência dos estudantes.

De olho no celular!

As regras do uso do celular não são apenas para os motoristas, fique atento! – 3º ano – Língua Portuguesa

Nessa atividade, a articulação didática se dará a partir de uma tirinha sobre o uso de celular ao caminhar, vinculada ao objeto do conhecimento “leitura de imagens em narrativas visuais”, uma vez que, a partir desse gênero textual, será feita a interpretação e a leitura de uma tirinha voltada para o trânsito, com intuito de incentivar, no estudante, o cuidado e a atenção ao caminhar na rua, conscientizando-o do uso do celular somente quando estiver em segurança.

Beware with traffic distractions! (Cuidado com as distrações do trânsito)

A atenção é muito importante no trânsito – 8º ano – Língua Inglesa

Essa atividade desenvolve a reflexão sobre a importância da atenção ao transitar, ressaltando os perigos do uso do celular no trânsito, a partir da produção de frases em Língua Inglesa. Os exercícios abordam frases em inglês sobre os perigos da falta de atenção no trânsito e estimulam a produção de outras frases sobre o tema como forma de promover a percepção e a consciência, dos estudantes, em relação aos riscos existentes e à adoção de atitudes seguras ao transitar.

Como acessar as atividades do Programa Conexão DNIT

As atividades estão disponíveis nas plataformas on-line do Programa Conexão DNIT. Basta acessar o portal (https://conexao-dnit.labtrans.ufsc.br/) ou baixar o aplicativo (no sistema Android: http://bit.ly/appconexaodnit ) e ir até a área “Atividades”, no menu inicial. Nela, há a página com a ferramenta de busca que permite acessar o conjunto de atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito a serem utilizadas, de modo transversal, nas disciplinas do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Para fazer a busca pelas atividades listadas acima, por exemplo, selecione o ano e a disciplina e escreva “celular” no campo de pesquisa.

Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

Captação de Recursos Federais (Convênios, Contratos de Repasse, Termos de Fomento, Termos de Colaboração, Termos de Parceria e TED)

Presencial. Curso específico para proponentes/convenentes: procedimentos e estratégias para captação de recursos públicos; como identificar, pesquisar e firmar instrumentos para recebimentos de recursos oriundos do Governo Federal. Inclui abordagem das novas regras que disciplinam as emendas parlamentares.